Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO30b - Migrantes, comunidades tradicionais e outros segmentos populacionais

23738 - PERCEPÇÃO DOS REFUGIADOS CONGOLESES SOBRE OS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
VANIA MORALES SIERRA - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL - UERJ, CAMILA RODRIGUES ESTRELA - ASSESSORIA TÉCNICA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E EQUIDADE/ SES-RJ, MÉLANIE MONTINARD - ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL MAWON, THAIS DE ALMEIDA MICHAELI - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL/UERJ, DENISE MARIA DE AJUDA GOMES BARBOSA FRANÇA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO GONÇALO, DIOGO GUIMARÃES MARINHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS, FELIPE FERNANDES DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JULIANA SOBRAL DE OLIVEIRA - SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO BÁSICA/SES-RJ, FABIANE MINOZZO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DEBORA SILVA TEIXEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, EDEN FELIPE BRITO SENA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO GONÇALO, CELSO DE MORAES VERGNE - ASSESSORIA TÉCNICA DE PARTICIPAÇÃO E EQUIDADE/SES-RJ, PEDRO GUIMARÃES COSCARELLI - IEFD/UERJ E DIVISÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR/ SES-RJ


Apresentação/Introdução
O direito à Saúde tem se tornado um dos maiores desafios na garantia de proteção aos refugiados, no Brasil. Constitucionalmente, o acesso à Saúde é garantido pelo Sistema Único de Saúde, que determina a universalidade, a integralidade e a equidade no atendimento aos usuários, o que significa a inclusão de todos os refugiados ou solicitante de refúgio situados em todo território nacional.


Objetivos
Conhecer a forma como as unidades de saúde têm se organizado para prestar atendimento aos refugiados, a fim de identificar quais seriam as suas dificuldades no acesso ao serviço, considerando suas especificidades culturais e linguísticas.



Metodologia
A pesquisa foi realizada com 24 refugiados da República Democrática do Congo e 7 da Angola, que estão inseridos em comunidade congolesa. Ao todo, foram feitas 31 entrevistas, sendo 13 na cidade do Rio de Janeiro, 9 em Duque de Caxias e 9 em São Gonçalo.


Resultados
Com a análise dos resultados, verificou-se que os refugiados encontram dificuldades na compreensão do funcionamento desses serviços, além de sofrerem os mesmos problemas enfrentados pela população local, como: dificuldades no acesso à consultas, exames e medicamentos.


Conclusões/Considerações
A rede de atenção de saúde deve aperfeiçoar a abordagem da população refugiada reconhecendo as especificidades culturais e linguísticas; e deve incluir orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde no Brasil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360