Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO30b - Migrantes, comunidades tradicionais e outros segmentos populacionais

22977 - SAÚDE DA POPULAÇÃO SÍRIA: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA MOOCA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
SANDRA CRISTINA CORREIA LOUREIRO TONINI - INSTITUTO DE SAUDE, SUZANA KALCKMANN - INSTITUTO DE SAUDE


Apresentação/Introdução
Considerando a imigração para o Brasil nos últimos 10 anos, a Síria merece destaque pelo número de pessoas que estão chegando ao país. Grande parte dessa população apresenta dificuldades, sendo o aprendizado da língua portuguesa, a falta de documentação e as diferenças culturais as mais frequentes, levando a dificuldades na sua incorporação social e consequente acesso aos serviços de saúde.


Objetivos
Conhecer as percepções dos trabalhadores da saúde acerca da assistência prestada à população síria na atenção primária, contribuindo assim para uma reflexão do tema proposto.


Metodologia
Estudo qualitativo exploratório, com coleta de dados a partir de grupos focais com profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) selecionadas e entrevista semi-estruturada com representante de entidade de acolhida a refugiados. Realizado em junho de 2017. A entrevista e os grupos focais foram analisados tendo como referência a “análise de conteúdo” de Bardin.


Resultados
Observou-se que ambos os sexos procuram por atendimento nas UBSs com prevalência do sexo feminino. A classe econômica predominante é a média baixa, caracterizada pelo subemprego no comércio. Especialmente para os homens, há maior procura por atendimento médico nos Hospitais e Pronto Atendimento. Na UBS é comum a procura por pré-natal, tratamento de doenças crônicas, atendimento psicológico, realização de exames e vacinação. As dificuldades apontadas foram linguagem, hábitos, costumes, preconceito e falta de documentação. Quanto aos recursos utilizados foram relatados o auxílio da comunidade e de entidade de apoio para questões como moradia e aprendizado da língua portuguesa.


Conclusões/Considerações
Este estudo pode contribuir para subsidiar discussões acerca da saúde da população síria. Houve baixa adesão de participantes nos grupos focais, apontando para a necessidade de novos estudos que possam esclarecer melhor a real demanda da população síria nas UBS. É importante que seja disponibilizado nas UBS material informativo em vários idiomas sobre os serviços prestados e a relação de ONGs existentes, ajudando na difusão da rede de apoio.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360