Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO30a - Estigma e Confinamento

28465 - “A GENTE FAZ O QUE PODE E UM POUCO MAIS”: RELATO DE UMA EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA PRISIONAL SOBRE INCIDÊNCIA E CURA DA TUBERCULOSE EM UM PRESÍDIO DO NORDESTE
ANTONIO CARLOS DE LIMA - IAM / FIOCRUZ-PE, ANA PAULA DA SILVA - GEASP / SES-PE, LUCIANA BRITO FERREIRA - SMS / RECIFE-PE


Período de Realização
A experiência relatada e os dados se referem ao período de janeiro a dezembro de 2016.


Objeto da Experiência
Relatar o processo de trabalho de uma equipe de atenção básica prisional (EABp) e as ações para o cuidado em saúde de combate à Tuberculose.


Objetivos
Analisar indicadores da tuberculose, como a taxa de incidência e o percentual de cura deste agravo, em um presídio do Nordeste a partir do trabalho de uma EABp. Busca-se mostrar que apesar de empecilhos (superlotação, insalubridade, violência, dentre outros) é possível mudar tais indicadores.


Metodologia
Para tanto, foram analisados dados do ano de 2016 com base nos livros de controle de tratamento e prontuários, onde foi considerada base populacional de 1.000 habitantes. Outro aspecto metodológico foi a observação do cuidado ofertado às pessoas privadas de liberdade com a doença, inclusive as ações desenvolvidas para o cuidado dos familiares e de outros contatos. Além disso, foram verificados os últimos boletins do Ministério da Saúde referente ao agravo em questão.


Resultados
Constatou-se que a taxa de incidência da doença no presídio foi de 26,84/1.000 pessoas privadas de liberdade, contrastando, assim com a taxa geral estadual (0,45/1.000 habitantes). Assim, vimos que a probabilidade de uma pessoa privada de liberdade adquirir tuberculose seria 60 vezes maior que a população do estado. Entretanto, o percentual de alta por cura na Unidade Prisional foi de 98,11%, superior ao da referida unidade da federação, que em 2015 foi de 72,4%.


Análise Crítica
A carência de estudos, inclusive locais por parte das secretarias de saúde - municipal e estadual - foi um entrave para o relato desta experiência com base na análise dos indicadores apresentados. A maior dificuldade ainda diz respeito à insalubridade e à superlotação do espaço prisional. Ademais, o contato com as famílias nem sempre era possível, mostrando a precariedade do processo de trabalho, independente da implicação dos profissionais no cuidado em saúde dos que apresentam a doença.


Conclusões e/ou Recomendações
A EABp conseguiu implantar um acolhimento que abarcava educação em saúde e a oferta de testes rápidos para triagem e/ou diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem como as baciloscopias. Assim, o tratamento diretamente observado (TDO) e a baciloscopia para os contatos – ações que impactaram os indicadores de saúde – possibilitaram o tratamento em tempo oportuno e, sobretudo, o cuidado integral, controlando inúmeros agravos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360