29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC5c - Métodos computadorizados de atenção à saúde |
25786 - REDE SOCIAL NO APOIO AO DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO EM UMA COMUNIDADE SOCIALMENTE VULNERÁVEL CHRISTINA CÉSAR PRAÇA BRASIL - UNIFOR, IZAUTINA VASCONCELOS DE SOUSA - UNIFOR, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIFOR, JOSÉ EURICO DE VASCONCELOS FILHO - UNIFOR, MAXSUELLEN FACUNDO DE MOURA - UNIFOR, VASCONCELOS, DAYSE PAIXÃO E - UNIFOR, OLÍVIA PAULINO PINTO - UNIFOR, JOSÉ EDDIE SABÓIA DE CASTRO NETO - UNIFOR, GABRIEL VIGGO MAGALHÃES BEZERRA - UNIFOR
Período de Realização Experiência desenvolvida de setembro de 2017 a junho de 2018, em Fortaleza-Ceará.
Objeto da Experiência Utilização das redes sociais como ferramenta de apoio ao Diagnóstico Participativo (DP).
Objetivos Construir uma página do Facebook (FanPage ‘Dendê Participa’) para dar suporte e ampliar a participação popular no processo de DP dos problemas relacionados à saúde de uma comunidade socialmente vulnerável, em Fortaleza-Ceará.
Metodologia Na construção da FanPage, participa uma equipe multidisciplinar e três moradores do Dendê. Inicialmente, o líder da comunidade apontou o Facebook como a rede social mais utilizada pelos moradores. Em seguida, elaboraram-se roteiros de cinco vídeos para apresentar o DP e o Portal ‘Fortaleza Participa’ à comunidade. Os vídeos foram gravados, editados e validados pelos pesquisadores e os moradores. Por fim, os vídeos foram preparados cronologicamente para publicação na FanPage quando for publicada.
Resultados Está em desenvolvimento a FanPage ‘Dendê Participa’ para mobilizar os moradores do Dendê a emitirem suas opiniões para a identificação dos problemas que impactam nas condições de saúde e na busca de soluções, por meio do Portal ‘Fortaleza Participa’ (plataforma online que possibilita debate participativo). Até o momento, os vídeos produzidos abordam: definição do DP; objetivos do DP; importância do DP para a comunidade; benefícios para a saúde; e a divulgação do Portal ‘Fortaleza Participa’.
Análise Crítica As redes sociais possibilitam a maior adesão da comunidade ao processo de DP, facilitando a divulgação de ferramentas de comunicação da população com o setor público (ex.: Portal ‘Fortaleza Participa”), e amplia o conhecimento dos moradores sobre as estratégias participativas. Ademais, o FaceBook cria novos canais para a expressão das opiniões dos moradores da comunidade sobre os problemas que impactam nas condições de saúde e as estratégias para enfrentá-los.
Conclusões e/ou Recomendações O Facebook amplia a interatividade entre comunidade e pesquisadores. Funciona como uma ferramenta de educação em saúde, pois imagens e textos podem ser postados para dar suporte e estímulo à participação coletiva no processo de DP. A FanPage ‘Dendê Participa’ já conta com vídeos produzidos e será publicada até março de 2018. Haverá uma equipe de suporte para a sua dinamização e o acompanhamento do perfil dos participantes e das postagens.
|