28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO5c - Métodos computadorizados de atenção à saúde |
24157 - EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELA EQUIPE DE REVISÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PEPSUS) EVA EMANUELA LOPES CAVALCANTE FEITOSA - UFRN, LYANE RAMALHO CORTEZ - UFRN, JOSÉ ADAILTON DA SILVA - UFRN, CAMYLA CRISTINA MAIA DA COSTA - UFRN, CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA - UFRN, KARILANY DANTAS COUTINHO - UFRN, RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM - UFRN
Período de Realização Os anos de 2016, 2017 e 2018.
Objeto da Experiência Revisão técnico-científica dos módulos do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família- PEPSUS.
Objetivos Relatar a experiência vivenciada pela equipe de revisão técnico-científica do PEPSUS para a construção e aperfeiçoamento do conteúdo teórico dos módulos ofertados.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência com teor descritivo, que versa sobre a construção e o aperfeiçoamento dos módulos ofertados pelo PEPSUS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Ministério da Saúde. Para a produção desses módulos, utilizaram-se: capacitações com a equipe, guias de elaboração de conteúdo, check-list, diálogos e pactuações com os professores conteudistas dos módulos.
Resultados Para inserção no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), os módulos passam por diversas etapas, uma delas é a revisão técnico-científica. Como produtos têm-se: capacitações dos professores conteudistas; revisão do material enviado com orientações/sugestões sobre conteúdo, linguagem e avaliações, com adequações para metodologia do Programa. O material finalizado segue para outras etapas a fim de aprimorar e disponibilizar no AVASUS. Já foram revisados, nesta etapa, cerca de 40 módulos.
Análise Crítica O PEPSUS dispõe sobre a oferta de curso à distância na área da saúde da família, com uma proposta centrada no território, nas necessidades de saúde da população e na organização das práticas das equipes. Para tanto, a equipe de revisão técnico-científica precisa atuar com um olhar abrangente sobre todo o conteúdo, propondo modificações consoantes com os objetivos de aprendizagem do módulo, lapidando-os e deixando-os com as características propostas pelo programa.
Conclusões e/ou Recomendações O principal desafio para a equipe técnico-científica é o de construir módulos dialógicos, com originalidade, conteúdos atualizados, linguagem que permita a aprendizagem de forma dinâmica e interativa, e ainda, disponibilizar tudo isso, em um curso de Educação a Distância. Entendemos que, programas com essas perspectivas, agregam a saúde coletiva uma contribuição imensurável através de uma educação permanente voltada para as demandas locais.
|