Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO5c - Métodos computadorizados de atenção à saúde 

24077 - SISTEMA DE MONITORAMENTO DE SÍFILIS EM GESTANTE (SG) E CONGÊNITA (SC) DE RESIDENTES DE PALMAS-TO.
RAFAEL BRUSTULIN - SEMUS PALMAS - TO, RAIANE SILVA MOCELAI - FESP PALMAS, CAROLINA FREITAS DO CARMO RODRIGUES - UFT / FESP PALMAS


Período de Realização
O sistema foi implementado em julho de 2017 e contém as informações de todo o ano de 2017.


Objeto da Experiência
Sistema de monitoramento e integração de notificação de SG e SC registradas no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).


Objetivos
Apresentar sistema para monitoramento, relacionamento e acompanhamento das notificações de SG e SC de residentes no município de Palmas-TO com propósito de redução do número de casos de SC mediante ao acompanhamento adequado do pré-natal da rede de atenção à Saúde (RAS).


Metodologia
O sistema foi desenvolvido na linguagem VB.NET e é capaz de buscar e importar as informações das notificações de SC e SG da base DBF exportadas pelo Sinan. O algoritmo de Distância Levenshtein foi implementado para vincular as notificações de SC e SG utilizando o nome da gestante no momento da importação dos dados. Foram criados campos para registrar as informações necessárias para o acompanhamento do caso e que não constam no Sinan.


Resultados
O sistema é capaz de fornecer informações que não podem ser obtidas diretamente do Sinan. Em 2017 houveram 111 notificações de SG e 53 notificações de SC confirmadas; adicionalmente o sistema permitiu observar que 51% dos casos confirmados de SC não possuíam notificação da SG, 47% das gestantes notificadas ainda estão em acompanhamento, sendo que dessas 20% estão com o segmento do pré-natal inadequado, e 42% deram à luz e aguardam a conclusão da investigação.


Análise Crítica
O sistema facilita a visualização e análise do acompanhamento dos casos de SG e SC realizados pelos centros de saúde da comunidade (CSC), possibilitando ações de intervenção em conjunto da vigilância epidemiológica e os profissionais dos CSC focadas nas falhas encontradas ao longo do pré-natal. Pôde-se evidenciar a realização inadequada do tratamento para gestante, não tratamento/tratamento inadequado do parceiro e o acompanhamento mensal das titulações do VDRL para gestante.


Conclusões e/ou Recomendações
O sistema permite a coleta de dados de forma sistematizada e, assim, proporciona a geração de informações oportunas e essenciais para o monitoramento dos casos, possibilitando a intervenção e acionamento dos CSC para busca ativa e adequação do manejo quando necessário.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360