27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO5b - Novas tecnologias em saúde |
23223 - TECNOLOGIAS INTERVENCIONISTAS PARA ALÍVIO DA DOR NO RECÉM-NASCIDO PREMATURO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL ROSALICE ARAÚJO DE SOUSA ALBUQUERQUE - UNINTA, FRANCISCA CAMILA TEIXEIRA MESQUITA - UNINTA, KÉSIA SOUSA MORAES - UNINTA, EDINA MARIA ARAÚJO - UNINTA, JOÃO VICTOR LIRA DOURADO - UNINTA, FRANCISCA ALANNY ROCHA AGUIAR - UNINTA, BRENO DA SILVA BARROSO - UNINTA, LARISSE ARAÚJO DE SOUSA - SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL, ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UNIFOR
Apresentação/Introdução A dor é considerada uma experiência emocional desagradável. O recém-nascido é muito vulnerável a dor, principalmente quando se trata de prematuro, sendo que este necessita de mais atenção no cuidado, pois nasce antes de 37 semanas de gestação, tendo seu desenvolvimento comprometido. As diversidades de tecnologias intervencionistas se mostram eficazes para a prevenção e o alívio da dor aguda no RN.
Objetivos Implementar técnicas de alívio da dor em recém-nascidos prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Metodologia O estudo trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, realizada em um hospital de referência do interior do estado do Ceará, compôs a pesquisa os recém- nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde a coleta das informações foram realizadas no período de janeiro a dezembro de 2017, os métodos aplicados foram à chupeta de glicose 25% e toque terapêutico. Para a análise dos dados foi utilizada a escala de dor Premature Infant Pain Profile. Ressalta-se que foram respeitados os aspectos éticos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo CEP sob o protocolo de nº 2.295.613.
Resultados Na UTIN observou-se que a troca de curativo de PICC é um dos procedimentos mais realizados, durante este foram aplicados os dois tipos de métodos de alívio da dor propostos. Ao verificar a pontuação final baseada na escala de PIPP foi menor comparado com apenas o uso da glicose 25% que é protocolado pelo serviço, proporcionando dores leves e mínimas. Comprovamos que as técnicas de alívio da dor quando aplicadas podem tornar-se relevantes no conforto e diminuição ou eliminação da sensação dolorosa. Ao proporcionar o alívio da dor se obtém resultados positivos para o futuro do RNPT, como a prevenção e diminuição de perdas psicomotoras, auditivas, visuais e limitações cognitivas.
Conclusões/Considerações Considera-se que as estratégias utilizadas para obter o alívio da dor durante os procedimentos, contribuíram para o melhor atendimento ao prematuro, beneficiando o mesmo em seu tratamento através de uma assistência mais humanizada. Ressalta-se ainda que a prática do toque terapêutico ao RNPT, além de contribuir para o bem-estar do mesmo e alívio da dor, ainda lhe proporciona benefícios físicos, psicológicos e espirituais.
|