Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO5a - A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

24925 - MONITORAMENTO DO HORIZONTE TECNOLÓGICO: UM GUIA PARA GESTORES E PESQUISADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS
JULIANA DA MOTTA GIRARDI - FIOCRUZ - BRASÍLIA, FLÁVIA TAVARES SILVA ELIAS - FIOCRUZ - BRASÍLIA, DANIEL SAVIGNON MARINHO - FIOCRUZ - CDTS


Apresentação/Introdução
O monitoramento do horizonte de novas tecnologias acontece principalmente em países de alta renda e voltado, prioritariamente, para doenças crônicas. No campo das doenças negligenciadas, que afetam populações mais pobres e de países em desenvolvimento, não há um método disponível que permita a identificação de novas tecnologias.


Objetivos
O objetivo foi desenvolver um guia contendo a descrição das etapas do monitoramento e identificação de tecnologias novas e emergentes, voltado para doenças negligenciadas, utilizando como estudo de caso a Leishmaniose Tegumentar Americana.


Metodologia
Trata-se de uma proposta de guia na qual se utilizou como base o método do Monitoramento do Horizonte Tecnológico – MHT, da EuroScan, que consiste em um processo de rastreamento de tecnologias que estão em fase de aprovação ou recém aprovadas, e aquelas que ainda não foram adotadas pelo sistema de saúde no País. Foram mesclados os métodos de prospecção tecnológica (PT), vigilância tecnológica (VT) e inteligência competitiva (IC), proporcionando uma análise mais completa em relação aos processos já existentes.


Resultados
O guia foi estruturado de acordo com as oito etapas definidas pela EuroScan, tais como: Identificação dos clientes; Determinação do Horizonte de tempo; Identificação, Filtragem; Priorização; Avaliação; Disseminação e Atualização da informação. Adicionou-se alguns possíveis métodos de PT, VT e IC a fim de realizar um monitoramento mais completo, tais como análise de patentes e opinião de especialistas em leishmaniose. Como forma de disseminação para gestores, foi elaborado um informe contendo as principais informações referente ao processo de monitoramento de medicamentos orais para o tratamento da leishmaniose tegumentar americana.




Conclusões/Considerações
Um sistema de monitoramento tem o intuito de alertar gestores sobre inovações tecnológicas existentes e, assim, auxiliá-los no planejamento de políticas públicas em saúde, indicando prioridades de pesquisa, reduzindo custos desnecessários e prevenindo-os das possíveis consequências indesejáveis referente a adoção e ou retirada de uma determinada tecnologia.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360