26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO5a - A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde |
24910 - RELATO DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE PESQUISA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL SILVIA BEATRIZ COSTA CZERMAINSKI - SES/RS, ELSON ROMEU BUTTENBENDER FARIAS - SES/RS, BERNARDO PAULINO SOTERO - SES/RS
Período de Realização De maio de 2015 a Dezembro de 2017 no Departamento de Ações em Saúde da SES/RS.
Objeto da Experiência Relato do Processo de Implementação da Política de Pesquisa da SES/RS no âmbito de uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
Objetivos Relatar o processo de implantação de ações estruturantes para institucionalizar e incrementar a pesquisa na SES/RS, visando contribuir para os processos de atenção e gestão à saúde e dotando a SES de maior competência e estrutura para a pesquisa e o aporte às políticas de saúde.
Metodologia A implementação da PPSES é um processo protagonizado por servidores que participaram da formulação dessa política de pesquisa institucional, estruturada em um Comitê Gestor e equipe executiva. O Comitê, com caráter propositivo à gestão, tem uma agenda de reuniões semanais, apoiada em Seminários de Pesquisa anuais que subsidiam o planejamento das ações, tendo definido diretrizes, eixos e linhas de pesquisa baseadas na cultura do setor, nos instrumentos de governança e no eixo epidemiológico.
Resultados A implementação da PPSES resgatou a história de pesquisa da SES, motivou e mobilizou servidores para a proposição de projetos, em que pese o cenário adverso de extinção de centros de pesquisa. Foram criadas estruturas de gestão da pesquisa nos departamentos pautadas pelo Comitê Gestor, o que se refletiu na maior participação no Programa Pesquisa para o SUS, no número de projetos e na atuação expressiva de servidores na Oficina de Definição de Prioridades e nos Seminários do Programa.
Análise Crítica A PPSES decorreu de um processo participativo de pesquisadores da SES/RS de diversas áreas, os quais integraram a comissão de formulação de uma Política Estadual de CTIS, atendendo à deliberação da II CECTIS de 2004. O processo teve apoio dos gestores, atendia à uma recomendação da instância estadual de participação e controle social e buscava também fortalecer a captação externa de recursos como perspectiva, e como política transversal, não concorreu com outras prioridades de governo.
Conclusões e/ou Recomendações Avalia-se que além dos resultados referidos, a implementação da PPSES renovou a pesquisa na SES, como resposta de resistência ao cenário adverso e à identificação de que a crise econômica do Estado pode impulsionar a busca de recursos, o que implica em maior organização e articulação, especialmente para servidores que percebem a pesquisa como de fundamental importância para a saúde coletiva e para o suporte à decisão nas políticas de saúde.
|