Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO5a - A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

23980 - CIÊNCIA & TECNOLOGIA NO SÉCULO XXI: O QUE A SAÚDE COLETIVA TEM A DIZER?
VINICIUS PELLIZZARO KLEIN - FIOCRUZ, MÁRCIA DE OLIVEIRA TEIXEIRA - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O século XXI tem se caracterizado por intensas transformações tecnocientíficas em curso. Elas representam possíveis soluções e, simultaneamente, potenciais ameaças na promoção da saúde. A relação das sociedades com as ciências e as técnicas no sentido de como são construídas e, ao mesmo tempo, constroem realidades, configura dado fenômeno como um significativo determinante social da saúde.


Objetivos
Pretendemos analisar as concepções sobre ciência(s) e tecnologia(s) presentes nos principais periódicos especializados do campo da Saúde Coletiva no país.



Metodologia
Com base nos dados fornecidos pela biblioteca Scielo e pelos indicadores SCImago Journal Rank, selecionamos para a análise os 5 periódicos nacionais de saúde coletiva com maior fator de impacto. Utilizamos dois recortes: o primeiro temporal, delimitando a análise entre os anos de 2001 a 2017; no segundo recorte, excluímos as revisões de literatura e concentramos a análise nos artigos originais. Identificamos os trabalhos que versam sobre ciência e/ou tecnologia através da localização dos termos “cien” e “tecn” nos resumos das publicações. Nestes artigos realizamos uma análise quali-quanti, observando os conceitos aplicados, contextos e perspectivas adotadas sobre a ciência e a tecnologia.


Resultados
Coletamos 8.876 artigos dos periódicos: Saúde e Sociedade; Revista de Saúde Pública; Physis; Ciência & Saúde Coletiva e Cadernos de Saúde Pública. Do total, 305 trabalhos (3,4%) abordam com ênfase a temática Ciência & Tecnologia (C&T). Os dados, em fase preliminar, evidenciam uma profusão de abordagens sobre o assunto. Destacamos algumas referências, tais como críticas à hegemonia biomédica, à lógica positivista e às práticas científicas alinhadas aos interesses mercadológicos. Experiências locais, saberes populares e relações interpessoais como tecnologias de cuidado são frequentemente evocadas em alternativas ao modelo dominante de C&T no que toca a sua normatividade das formas de vida.


Conclusões/Considerações
Consideramos que a Ciência e a Tecnologia mereçam maior destaque na literatura sobre saúde coletiva, pois entendemos serem matérias centrais ao se pensar a saúde. Ainda que recebam atenção discreta na produção científica acompanhada, observamos um conhecimento relevante e plural a respeito. As muitas expressões sobre C&T verificadas retratam a diversidade de saberes que tradicionalmente compõem de forma interdisciplinar o campo da saúde coletiva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360