29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22j - Saúde do Trabalhador em Instituições Públicas |
28500 - PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE O CLIMA SEGURANÇA ORGANIZACIONAL DE UM HOSPITAL PÚBLICO THAISSA BLANCO BEZERRA - UFMT, MARÍLIA DUARTE VALIM - UFMT, EMANUELLE RIGHETTO CORRÊA - UFMT, YASMIN APARECIDA DA CRUZ - UFMT, IRIAN RIOS DE AZEVEDO - UFMT, IANNE LANNA DE SOUZA ROCHA - UFMT, THAÍS PEDROSO MARTINS SOUZA - UFMT
Apresentação/Introdução Clima de segurança compreende percepções de normas, crenças, atitudes e comportamentos de segurança no ambiente de trabalho, sendo um importante indicador na prevenção de acidentes e na promoção de saúde do trabalhador. Instituições cujos trabalhadores percebem altos escores de clima de segurança têm menores índices de acidentes de trabalho e menor ocorrência de infecções relacionadas à assistência em saúde.
Objetivos Avaliar a percepção da equipe de enfermagem sobre o clima de segurança organizacional e verificar se houve diferença estatisticamente significante na percepção do clima de segurança organizacional entre as categorias profissionais.
Metodologia Estudo descritivo, transversal, com profissionais da enfermagem de um hospital público do estado de Mato Grosso, por meio do questionário autoaplicável Safety Attitudes Questionnaire (SAQ), adaptado e validado para uso no Brasil. O escore do instrumento varia de 0 a 100 pontos, no qual zero se refere a pior percepção de atitudes de segurança pelos profissionais de saúde e 100, à melhor percepção. O ponto de corte do instrumento para percepção favorável do clima de segurança é 75 pontos, ou seja, são considerados valores positivos quando o total do escore é igual ou superior a 75 pontos.
Resultados A amostra foi composta por 139 profissionais de enfermagem. A média geral dos domínios do SAQ variou entre 42 a 73 pontos, classificada como baixa. A avaliação dos domínios evidenciou as menores médias para percepção da equipe de enfermagem sobre a gerência da unidade e percepção da equipe de enfermagem e gerência do hospital, (47 e 42 pontos), respectivamente. Houve significância estatística entre os escores dos técnicos de enfermagem e os auxiliares de enfermagem para o domínio “Percepção da equipe de enfermagem sobre a gerência do hospital”, evidenciando que os técnicos possuem menor percepção 33 pontos, quando comparados aos auxiliares de enfermagem 60 pontos, respectivamente (p=0,05)
Conclusões/Considerações Verificou-se a baixa percepção do clima de segurança pelos profissionais da equipe, principalmente no domínio referente à gerência da unidade e do hospital. Dessa forma, percebeu-se o distanciamento da administração do hospital e da gestão da unidade em atividades relacionadas à segurança do paciente, o que pode influenciar diretamente na adesão a comportamentos seguros pelos profissionais e diminuir a qualidade da assistência.
|