Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22j - Saúde do Trabalhador em Instituições Públicas

21846 - EXPOSIÇÃO AO RUÍDO OCUPACIONAL EM ESCOLAS: ESTUDO NACIONAL COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
BÁRBARA ANTUNES REZENDE - UFMG, ADRIANE MESQUITA DE MEDEIROS - UFMG, AIRTON MARINHO DA SILVA - UFMG, ADA ÁVILA ASSUNÇÃO - UFMG


Apresentação/Introdução
O ruído passou a constituir um dos principais problemas ambientais e, eminentemente, uma ameaça à saúde pública. Entre os fatores de risco ocupacionais o ruído tem sido um dos mais citados pelos professores. A exposição a este fator, no contexto escolar, está associada a prejuízos na saúde vocal e emocional dos professores.


Objetivos
Estimar a prevalência e os fatores associados à percepção de ruído intenso nas escolas da Educação Básica no Brasil.


Metodologia
Estudo transversal com amostra representativa dos professores brasileiros. Foram realizadas 6.510 entrevistas via telefone, de outubro de 2015 a março de 2016. Todos os professores responderam a um questionário com perguntas referentes à saúde, condições sociodemográficas e do trabalho. Para a análise estatística, foi realizada a regressão de Poisson com variância robusta. A magnitude de associação foi aferida pela Razão de Prevalência, com nível de significância de 5%.


Resultados
A prevalência de ruído intenso autorreferido foi de 33%. As variáveis que apresentaram associação estatisticamente significante com o ruído no modelo multivariado foram: área censitária rural (RP=084; IC=0,75-0,95), lecionar para mais de uma etapa de ensino (RP=1,21; IC=1,02-1,42), número de professores superior a 30 por escola (RP= 1,28; IC=1,07-1,54), ambiente agitado por indisciplina (RP=3,41; IC=3,07-3,75), violência verbal praticada pelos alunos (RP=1,21; IC=1,11-1,31), ambiente calmo e agradável na escola (RP=0,81 IC=0,75-0,87) e exigência no trabalho (RP=1,33; IC=1,22-1,45).


Conclusões/Considerações
A percepção de ruído intenso foi prevalente entre os professores. Houve associação com significância estatística entre ruído e as características da escola e do trabalho. Esses achados demonstram a necessidade de planejamento e ações de políticas públicas que atinjam o ambiente escolar e a saúde dos professores brasileiros.

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