Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22i - Promoção da Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador

28525 - ADESÃO ÀS PRECAUÇÕES PADRÃO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM E FATORES RELACIONADOS
MARÍLIA DUARTE VALIM - UFMT, EMANUELLE RIGHETTO CORRÊA - UFMT, THAISSA BLANCO BEZERRA - UFMT, YASMIN APARECIDA DA CRUZ - UFMT, IRIAN VICTOR RIOS DE AZEVEDO - UFMT


Apresentação/Introdução
As Precaução-padrão (PP) são as principais medidas a fim de proteger o profissional da contaminação por material biológico e preservar a segurança do paciente por meio da prevenção das infecções relacionadas à assistência. No entanto, é constatado mundialmente que a adesão se encontra abaixo do preconizado, a qual é influenciada por fatores de ordens individuais e organizacionais.


Objetivos
Avaliar o impacto da percepção de obstáculos, da autoeficácia geral percebida, do conhecimento e da percepção de clima de segurança organizacional na adesão da equipe de enfermagem às precauções-padrão.


Metodologia
Estudo descritivo, transversal, correlacional, em um hospital e pronto socorro de um município do Mato Grosso (MT), Brasil, coleta de dados ocorrida durante os meses de outubro a dezembro de 2016. Utilizou-se cinco questionários autoaplicáveis e validados: Questionário de Adesão às Precauções-padrão, Questionário de Conhecimento sobre as Precauções-padrão, Escala de Autoeficácia Geral Percebida, Escala de Percepção de Obstáculos, Questionário de Atitudes de Segurança. Os dados foram analisados e processados pelo Statistical Package for the Social Sciences. Para verificar a correlação entre a adesão às PP com os construtos, fora calculada a correlação de Pearson.


Resultados
A amostra foi composta por 148 profissionais da equipe de enfermagem, identificou-se correlação moderada e divergente entre a adesão e percepção de obstáculos (r= - 0,49), correlação positiva, fraca, entre adesão e autoeficácia geral percebida (r=0,28), correlação positiva e fraca entre conhecimento e adesão (r=0,20) e correlação moderada com o domínio “satisfação no trabalho” (r=0,310).


Conclusões/Considerações
A adesão às PP sofre impacto de variáveis individuais e organizacionais e, portanto, sua característica multifacetada deve ser considerada no planejamento e implementação de estratégias educativas. Cabe destacar a importância da educação permanente em saúde na perspectiva da teoria social cognitiva e em modelos multimodais com vistas a mudanças de comportamento e ao empoderamento da equipe sobre a temática.

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