Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22i - Promoção da Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador

26347 - TENDÊNCIAS DE INCIDÊNCIA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO BRASIL, 2010-2016.
SÂMEA CRISTINA SANTOS GOMES - UFMA, THAÍS FURTADO FERREIRA - UFMA, FRANCELENA DE SOUSA SILVA - UFMA, ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS - UFMA


Apresentação/Introdução
Os acidentes de trabalho com exposição a material biológico (ATEMB) são os principais agentes envolvidos nas exposições ocupacionais entre os profissionais dos serviços de saúde. Os ATEMB são caracterizados como lesões corporais que envolvem o contato direto com sangue e fluidos orgânicos no ambiente de trabalho, podendo ocorrer por inoculação percutânea e pelo contato direto com pele e/ ou mucosas não íntegras.


Objetivos
Analisar as tendências na incidência dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico entre os profissionais de saúde no Brasil, no período de 2010 a 2016.


Metodologia
Trata-se de estudo ecológico de séries temporais, que incluiu, para a análise, os ATEMB registrados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Realizou-se uma análise descritiva dos dados, calculou-se os coeficientes de incidência obtendo-se a incidência de casos por 1000/profissionais-ano. Foram calculadas taxas de variação nas taxas de incidência através da modelagem pelo método de Regressão Linear de Prais-Winsten usando o ano calendário como variável regressora.


Resultados
Foram notificados 243.621 (73,42%) casos de ATEMB entre os profissionais de saúde; A maior taxa de incidência (16,56 acidentes por mil profissionais/ano) foi observada no ano 2013; Observou-se que o número de acidentes foi maior na população feminina, entre 25-31 anos, com escolaridade ≥ 12 anos, sendo os auxiliares/ técnicos de enfermagem os mais acidentados; Observou-se tendência estacionária na taxa de incidência de ATEMB entre profissionais de saúde. Constatou-se também que os estados brasileiros apresentam tendências de incidências heterogêneas, oscilando entre as três possibilidades de análise – estacionária, crescente e decrescente, evidenciando assim a diversidade encontrada em cada estado brasileiro.


Conclusões/Considerações
Apesar da evolução histórica estacionária, evidenciada no país no período, a elevada ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho são preocupantes e impactantes. A magnitude e a complexidade que envolvem esses eventos representam um importante problema de saúde pública.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360