29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22i - Promoção da Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador |
22254 - O PAPEL DO PSICÓLOGO HOSPITALAR: COMPREENSÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO PRISCILA CAVALCANTE MARTINS - CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ, STÂNIA NÁGILA VASCONCELOS CARNEIRO - CENTRO ACADÊMICO CATÓLICA DE QUIXADÁ, MILENA DE HOLANDA OLIVEIRA BEZERRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ, ANDREZA MÔNICA BATISTA DA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ
Apresentação/Introdução A inserção da psicologia nos campos de atuação hospitalar ainda se compreende de forma recente e sua participação em um sistema interdisciplinar junto à equipe de profissionais da saúde é uma realidade pouco presente no cenário hospitalar. A eficácia do acompanhamento psicológico de pacientes se sustenta pelo manejo destes para lidar com as circunstâncias adversas da internação e da cirurgia.
Objetivos O objetivo visa compreender e transcrever a percepção dos pacientes em relação ao trabalho do Psicólogo em um hospital de referência no sertão central, através de um questionário estruturado com perguntas abertas sobre as intervenções psicológicas.
Metodologia A pesquisa se classifica como descritiva e de campo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no Hospital Regional Doutor Pontes Neto, localizado na cidade de Quixeramobim, no Sertão central do Ceará. Este Hospital é referência em Cirurgia Geral e Traumatologia na microrregião, composta pelos municípios: Solonópole, Pedra Branca, Senador Pompeu, Milhã, Quixadá, Quixeramobim, Madalena, Ibaretama, Boa Viagem e Banabuiú. Pertence a 8ª Coordenadoria Regional da Saúde (8ªCRES), onde atende casos de urgência e emergência. Os dados foram analisados através das entrevistas gravadas, depois transcrito, estudado e posteriormente decodificado pelo método Discurso do Sujeito Coletivo.
Resultados De acordo com os depoimentos coletados nas entrevistas, foram retiradas expressões-chave e através delas as ideias centrais, que tiveram como palavras geradoras: internação, família, desafio, sentimento, ajuda psicológica, e foram utilizadas como temas impulsionadores dos depoimentos submetidos ao processo da técnica do DSC. As Ideias Centrais (IC) desenvolvidas em discurso coletivo foram: 1) Sentimentos vivenciados 2) distância da família 3) desafios e dificuldades 4) desistência da internação 5) apoio da psicologia 6) a função da psicóloga. A pesquisa relevou que é notório no discurso dos participantes a necessidade e a importância da ajuda profissional Psicólogo dentro do hospital.
Conclusões/Considerações Desse modo, conclui-se após as leituras relativas ao tema mencionado e os resultados obtidos, o paciente expondo seu sofrimento não apenas revela sua dor, mas também seus valores, ou até mesmo a maneira como lida com seu universo perceptivo, embora não possamos abarcar a totalidade de sua dor, ainda assim temos como compreendê-lo em sua significação diante desse processo de sofrimento e todos os sentimentos gerados e causados pela hospitalização.
|