Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22i - Promoção da Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador

22126 - AUTOAVALIAÇÃO DA SAÚDE EM TRABALHADORAS DE ENFERMAGEM
PAULA CAROLINE SANTOS OLIVEIRA - UEFS, TÂNIA MARIA DE ARAUJO - UEFS, IRACEMA LUA - UEFS, PALOMA DE SOUSA PINHO - UFRB, TAMILA DO CARMO ARAÚJO - UEFS, NATÁLIA DO CARMO ARAÚJO - UEFS


Apresentação/Introdução
Os estudos deixam claro que o trabalho interfere diretamente na vida do indivíduo, já que pode modificar o processo saúde-doença e, consequentemente, a percepção da própria saúde por este trabalhador. Como ferramenta para caracterizar essa percepção da saúde, encontra-se a questão de autoavaliação do estado de saúde, que vem sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde e tem ganhado respaldo na ciência.


Objetivos
Avaliar os fatores associados à autoavaliação negativa do estado de saúde das trabalhadoras de enfermagem do município de Feira de Santana.


Metodologia
Estudo de corte transversal, exploratório, com trabalhadoras de enfermagem (enfermeiras e técnicas de enfermagem) da atenção básica e de média complexidade do município de Feira de Santana na Bahia. A variável dependente foi a autoavaliação negativa do estado de saúde, a qual foi avaliada por meio de uma simples pergunta: “De um modo geral, em comparação a pessoas da sua idade, como você considera o seu estado de saúde?”. As variáveis de exposição foram: características sociodemográficas, características ocupacionais e os hábitos de vida e lazer. As técnicas envolvidas foram a análise bivariada e multivariada.


Resultados
Das 238 trabalhadoras do estudo, 27,3% eram enfermeiras e 72,7% eram técnicas de enfermagem. Do total de trabalhadoras, 87,4% avaliaram sua saúde como boa enquanto 12,6% avaliaram negativamente. As variáveis que apresentaram associação positiva com o desfecho foram: atividade de lazer (RP: 2,01; valor de p: 0,11), qualidade de vida (RP: 3,25; valor de p: 0,00), ter outro trabalho (RP: 0,38; valor de p: 0,15) e jornada de trabalho semanal (RP: 3,52; valor de p: 0,05). A área abaixo da curva ROC (Receiver Operating Characteristic) encontrada foi de 0.7318, indicando uma discriminação aceitável para o modelo final adotado.


Conclusões/Considerações
Como proposta imediata para uma melhor percepção da saúde pelos profissionais de enfermagem, poderiam ser aplicadas medidas no ambiente de trabalho que possibilitem integração da equipe de Enfermagem por meio de dinâmicas com vistas ao relaxamento (SILVA et al. 2006). Dessa forma, haverá uma melhora na qualidade de vida do enfermeiro e maior satisfação com o trabalho, o que refletirá na assistência prestada à população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360