Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22h - Saúde do Trabalhador & Atenção Primária à Saúde 2

28056 - DEMANDAS FÍSICAS E SINTOMAS MUSCULOESQUELÉTICOS EM TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
MILENA MARIA CORDEIRO DE ALMEIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARCOS PAULO SANTOS SANTANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, KIONNA OLIVEIRA BERNARDES SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Apresentação/Introdução
Os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizam atividades que demandam esforços físicos e psicológicos, comprometendo a saúde desses e a qualidade do serviço prestado. Atuam diretamente sobre os problemas de saúde e seus determinantes sociais, em um contexto de trabalho que se expressa no corpo do trabalhador e nas relações sociais de trabalho.


Objetivos
Descrever a relação entre demandas físicas e sintomas musculoesqueléticos nos trabalhadores da Estratégia Saúde da Família.


Metodologia
Estudo populacional, descritivo e transversal. Foi investigada a prevalência dos sintomas musculoesqueléticos e relação destes com as demandas físicas do trabalho, nos últimos doze meses, entre trabalhadores da saúde da ESF de um Distrito Sanitário de Salvador, Bahiaa. Foram analisados aspectos sociodemográficos e fatores de exposição à sintomatologia dolorosa relacionados ao ambiente de trabalho. Frequências absolutas e relativas das variáveis de interesse foram utilizadas e foi avaliada a diferença entre os grupos de acordo sintomatologia dolorosa pelo quiquadrado de Pearson (≤ 0,05). Gráficos e tabelas foram elaborados para facilitar a interpretação de dados.


Resultados
A prevalência de sintomas musculoesquelético foi de 55,9%. A categoria ocupacional com maior frequência de sintoma foi o ACS (56%), seguidos por técnicos de enfermagem (11,9%) e médicos (10,2%). Os trabalhadores expostos à exigência física, longas caminhadas, sem pausas compensatórias, que realizavam movimentos repetitivos apresentaram maior prevalência de sintomas. Diferenças significativas foram encontradas entre os trabalhadores com e sem sintoma doloroso para as variáveis movimentos repetitivos e exigência física no trabalho.


Conclusões/Considerações
As exigências físicas e sobrecargas biomecânicas impostas ao sistema musculoesquelético no desempenho das atribuições na ESF contribuem para a alta prevalência de sintomas musculoesqueléticos, afetando o estado de saúde dos trabalhadores. Amplia-se, assim, a compreensão sobre a saúde desses e levanta-se a necessidade de implementação de ações de atenção à saúde levando em consideração às especificidades dos trabalhadores de saúde SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360