Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22h - Saúde do Trabalhador & Atenção Primária à Saúde 2

27420 - FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA - UFRN, THAÍS CRISTINA SOUZA DE MEDEIROS - UFRN, CRISTIANE DA SILVA RAMOS MARINHO - UFRN, DÉBORA KAYNARA FERREIRA DANTAS - UFRN, MARIA APARECIDA PAULO DOS SANTOS - UFRN, LUCIANA DA SILVA PINHEIRO - UFRN


Apresentação/Introdução
Na Estratégia de Saúde da Família, o Agente Comunitário da Saúde apresenta papel relevante pelas atividades por eles desempenhadas que vão desde o trabalho com as famílias adscritas em base geográfica determinada; passando pelo cadastro e atualização dos moradores de sua microárea; o monitoramento, através da visita domiciliar, de todas as famílias e pessoas, entre outras.


Objetivos
Identificar fatores que interferem na qualidade de vida e trabalho dos agentes comunitários de saúde.


Metodologia
Estudo exploratório, qualitativo, realizado com Agentes Comunitários de Saúde, da cidade de Currais Novos/RN. A coleta dos dados foi realizada a partir de entrevista com roteiro norteador semiestruturado. Como critério de inclusão adotou-se: ser agente comunitário de saúde há pelo menos um ano. Foram excluídos: os indivíduos ausentes no local durante o período de coleta de dados ou que solicitaram sua saída do estudo. As entrevistas ocorreram nos meses junho e julho de 2015. Após a coleta, as informações colhidas foram transcritas e submetidas à análise. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido


Resultados
Os Agentes Comunitários de Saúde se reconhecem como o elo entre o serviço de saúde e a população, compreendem que sua profissão predetermina a necessidade de estar bem com sua própria saúde, para passar uma mensagem positiva daquilo que promovem e também para exercerem melhor seu trabalho na comunidade. Nesse sentido, identificam que alterações psicológicas sofridas pela absorção demasiada dos problemas da população, somado ao cansaço físico, as dores no corpo devido às atividades realizadas, aos efeitos da exposição solar são alguns dos fatores que comprometem a qualidade de vida e o trabalho desses profissionais.


Conclusões/Considerações
A identificação dos fatores que influenciam na qualidade de vida e no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde são de extrema importância por ajudar a planejar medidas preventivas de doenças ocupacionais, contribuindo para o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família e do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360