Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22h - Saúde do Trabalhador & Atenção Primária à Saúde 2

24260 - AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
JULIANA FERNANDES CABRAL - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, JAKELLINE DÉBORA MARTINS DO NASCIMENTO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, AGEO MÁRIO CÂNDIDO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - CAMPUS CUIABÁ, JULIANA BENEVENUTO REIS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO


Apresentação/Introdução
A PNAB de 2017 determina as atribuições do ACS, dentre as quais: as atividades de adscrição de indivíduos e famílias em base geográfica definida, para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, e priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local


Objetivos
Conhecer o perfil sociodemográfico e de formação profissional do Agente Comunitário de Saúde (ACS).


Metodologia
Trata-se de um estudo de natureza quantitativa descritiva realizado com 63 ACS, utilizando questionário autoaplicado estruturado, desenvolvido pelo Telessaúde Brasil, que possui quatro dimensões: 1- Informações administrativas. 2- Dados de identificação profissional. 3- A formação; 4- Perfil profissional relacionando com experiência de trabalho na Atenção Primária em Saúde. Os questionários foram autoaplicados, entregues aos profissionais ACS mediante visita presencial do pesquisador, previamente agendada, onde foram esclarecidos os objetivos do estudo. Realizada a análise descritiva por meio do programa Epi-Info versão 7.0.


Resultados
Com relação ao perfil sociodemográfico dos ACS, a maioria são do sexo feminino (90,32%), idade média de 35,51 anos, cor parda 58,06%), casadas (59,68%), estatutárias (74,58%), residem na área de abrangência da unidade de saúde que estão vinculadas (98,39%). Quanto ao perfil de formação a maioria não possuía experiência na área antes de ser ACS (77,42%), com ensino médio completo (60,66%), última formação em instituição pública (82,46%) e um percentual considerável de ACS com pós-graduação em andamento (11,63%).


Conclusões/Considerações
os resultados aqui apresentados possibilitaram conhecer o perfil dos ACS do município e justificam repensar as formas de participação dos ACS na ESF e os programas de formação e planos de carreira, visto que estes trabalhadores são, em sua maioria, pessoas interessadas em investir em sua formação e grandes conhecedores da comunidade onde atuam, pois residem nela há muitos anos, tendo maior possibilidade de possuir o vínculo tão desejado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360