Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22g - Política de Saúde do(a) Trabalhador(a)

28648 - PRECAUÇÕES-PADRÃO: ADESÃO E CONHECIMENTO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM
EMANUELLE RIGHETTO CORRÊA - UFMT, MARÍLIA DUARTE VALIM - UFMT, THAISSA BLANCO BEZERRA - UFMT, THAÍS PEDROSO MARTINS SOUZA - UFMT, IANNE LANNA SOUZA ROCHA - UFMT


Apresentação/Introdução
A alta frequência de profissionais de enfermagem acometidos por acidentes de trabalho com exposição a material biológico potencialmente contaminado é preocupante, visto que podem adquirir doenças graves e potencialmente letais. Apesar dos referidos riscos biológicos a que os trabalhadores de saúde estão expostos, é constatado que a adesão às precauções-padrão não ocorre de forma satisfatória.


Objetivos
Avaliar a adesão e conhecimento da equipe de enfermagem sobre as precauções-padrão; verificar se houve diferença estatisticamente significativa entre as categorias profissionais e verificar se a adesão é influenciada pela participação em treinamentos.


Metodologia
estudo transversal, com 148 trabalhadores de enfermagem, representados por auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros. A coleta foi realizada por meio de dois instrumentos, em escala tipo Likert, autoaplicáveis validados para o Brasil, denominados Questionários de Adesão e Questionário de Conhecimento sobre as Precauções-padrão, em um hospital da região Centro-Oeste do Brasil. Para análise estatística descritiva e inferencial foi utilizado o software Statistical Package for the Social Science. As variáveis numéricas foram descritas por estatística descritiva, na qual foi calculada a média, mediana e Desvio-Padrão (DP).


Resultados
A média de conhecimento sobre as foi de 15,73 (DP = 2,29) e a de adesão de 62,6 pontos (DP±8,47). A média de adesão nas categorias de enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, foram, respectivamente, de 70,72 (IC 95%: 68,53-72,91); 68,55 (IC 95%: 66,76 – 70,35); e 69,07 (IC 95%: 65,27 – 72,88). Não houve associação significativa entre a adesão nas categorias de enfermagem. Foi encontrada diferença estatisticamente significante na adesão para os auxiliares que referiram participação em treinamentos (p ≤ 0,05).


Conclusões/Considerações
O estudo constatou níveis insatisfatório de conhecimento e adesão às medidas de precauções-padrão. A influência do treinamento na adesão foi significativo para a categoria dos auxiliares de enfermagem,o que reforça a necessidade de promoção da educação permanente em saúde, de forma rotineira e constante, por meio de metodologia ativa, centrada na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360