Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22g - Política de Saúde do(a) Trabalhador(a)

27488 - PROJETO RESAT: ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO CUIDADO A TRABALHADORES ADOECIDOS EM JOÃO PESSOA – PARAIBA
X - X, CLEANE TOSCANO SOUTO BEZERRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, LEONILDO SANTOS DO NASCIMENTO JÚNIOR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, RAFAELA GERBASI NOBREGA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, KEYTH SULAMITA DE LIMA GUIMARÃES - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, MARIANA MORONI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, GUSTAVO CORDEIRO BEZERRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, LORENNA MARINHO FERREIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, MARIA CLARA FERREIRA SÁ - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, MARIA ALINE SIMÕES BENTO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, SILMARA ALVES DE SANTANA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE


Período de Realização
As ações descritas pelo Projeto RESAT iniciaram em Março de 2017 e encontra-se em funcionamento.


Objeto da Experiência
Trata-se do projeto RESAT: (Re)Pensando as ações em saúde do trabalho como estratégia de valorização dos fatores humanos, do Unipê, João Pessoa – PB


Objetivos
Desenvolver ações multidisciplinares no cuidado aos trabalhadores em adoecimento musculoesquelético relacionado ao trabalho, numa perspectiva de atenção integral, com intervenções individualizadas e a inserção em grupos operativos, com vistas à promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores.


Metodologia
Os trabalhadores são encaminhados pelo CEREST e por demanda espontânea. No acolhimento, são coletados dados antropométricos, anamnese ocupacional, avaliação funcional e de qualidade de vida no trabalho. Busca-se o nexo causal entre o adoecimento e as condições psicofisiológicas e biomecânicas do trabalho para que possam ser discutidas e planejadas, em reuniões multidisciplinares, envolvendo todos os membros do projeto, estratégias de cuidado para os trabalhadores assistidos.


Resultados
Em 2017 foram atendidos 44 trabalhadores, encaminhados pelo CEREST, sob livre demanda ou oriundos instituições/empresas parceiras. Estes apresentavam queixas de dor no punho, no ombro, na coluna, tendinites, espondilose lombar e sindrome do manguito rotador. Foram realizadas análises ergonômicas e modificações/reestruturações nos ambientes laborais dos trabalhadores assistidos pelo projeto. Foram realizados atendimentos em grupo de trabalhadores através da Metodologia “Escola de Posturas”.


Análise Crítica
O adoecimento desencadeados pela interação do elemento humano com as organizações de trabalho, somado a imposição de inovações tecnológicas e as intensas transformações do mundo globalizado e as estruturas de mercado de trabalho denotam a importância de um cuidado multiprofissional em saúde do trabalhador. Destaca-se como uma limitação as barreiras impostas pela maioria das instituições/empresas em que os trabalhadores estão vinculados para a execução das adequações pró-saúde do trabalhador.


Conclusões e/ou Recomendações
Verificou-se um impacto positivo no cuidado eficiente e na qualidade de vida dos trabalhadores assistidos pelo projeto, promovido através dos atendimentos, do mapeamento dos riscos nas atividades laborais desenvolvidas por eles nas empresas/instituições, das ações educativas em saúde do trabalho e das modificações implementadas com o objetivo de adequação do ambiente de trabalho às condições psicofisiológicas do trabalhador.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360