Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22g - Política de Saúde do(a) Trabalhador(a)

27278 - A AMPLIAÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO ESTADO DA BAHIA: O DESAFIO ATUAL DE ENFRENTAR O RETROCESSO DAS GARANTIAS SOCIAIS, A EXPERIÊNCIA DA DIVAST
MILENE BAQUEIRO WASCONCELLOS - SESAB/DIVAST, ROSANITA FERREIRA E BAPTISTA - SESAB/DIVAST, LETÍCIA COELHO DA COSTA NOBRE - SESAB/DIVAST


Período de Realização
Estratégias adotadas pelo estado para fortalecer a saúde do trabalhador, de 2016 a 2017.


Objeto da Experiência
A ampliação da ST na Bahia: ações adotadas pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST), face à crise sócio-política.


Objetivos
Relatar as estratégias adotadas pela DIVAST face a atual conjuntura sócio-política; demonstrar a ampliação da ST no Estado da Bahia, ainda que diante do cenário de retrocessos sociais; relacionar o aumento no número de municípios desenvolvendo as ações em ST, 2016 a 2017, com as estratégias adotadas.


Metodologia
Análise documental dos relatórios internos da DIVAST, quais sejam: relatórios dos Encontros Macrorregionais, relatórios das conferências Macrorregionais em Vigilância em saúde e Relatórios de Governo. Foi realizado, ainda, o monitoramento e a avaliação de desempenho do indicador principal de ST no PES/PPA (2016-2019), tendo em vista o período considerado, e feitas correlações entre estratégias adotadas e resultados alcançados para a área, no estado da Bahia.


Resultados
Verificaram-se importantes avanços no processo de descentralização das ações de ST. Alcançamos 398 municípios, 95% dos 417 municípios baianos, desenvolvendo duas ou mais ações em ST, em 2017. Além disso, houve um importante incremento no total de municípios com equipes capacitadas, passando de 146, em 2016, para 332, em 2017. Isto representa aproximadamente 2800, entre profissionais do SUS e controle social, capacitados em ST e mobilizados para enfrentar as atuais adversidades sócio- políticas.


Análise Crítica
A Divast, no período de 2016/17, para avançar na descentralização da saúde do trabalhador na Bahia, face ao contexto de retrocessos políticos e sociais, pautou-se no apoio institucional, aliado a mobilização social e Educação Permanente (EP). Essa estratégia considerou, ainda, o contexto mobilizador das Conferências de Vigilância em Saúde, nas macrorregiões. Os resultados alcançados podem ser traduzidos no bom desempenho do seu indicador no PES/PPA (2016-2019): Número de Municípios Desenvolvendo Ações de ST.


Conclusões e/ou Recomendações
Face ao objetivo de fortalecer a RENAST- Ba, no cenário de crise que ameaça garantias sociais, a DIVAST adotou como estratégia a atuação regional, in loco. Concentrou esforços em mobilização social e educação permanente para dar visibilidade e fortalecer a ST. As Conferências de VISAU e os Encontros da RENAST-Ba foram estratégicos — contemplaram as 09 macrorregiões e 90% dos municípios, que dialogaram sobre VISAT e retrocessos sócios-políticos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360