28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22g - Política de Saúde do(a) Trabalhador(a) |
26820 - SAÚDE E PRODUTIVIDADE ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DE DISCENTES INSERIDOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. FERNANDA ANDRESSA DOS SANTOS CHAGAS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JULIANA BRANDÃO PINTO DE CASTRO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ELIANE DE QUEIROZ GRIVET - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, RAFAEL DA SILVA MATTOS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apresentação/Introdução As condições as quais estão submetidas às Universidades Públicas (lógicas mercadológicas de produtividade, cortes nos financiamentos de pesquisas) têm influenciado de modo significativo à qualidade de vida dos discentes e percebem-se comprometimentos ocasionados à saúde destes. Diversos autores e a Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) têm feito discussões a respeito disso.
Objetivos Compreender a relação entre produtividade acadêmica e qualidade de vida de discentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu na área da saúde. Investigar a percepção destes discentes acerca de sua saúde física e mental.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com um questionário utilizado como forma de instrumento para análise dos objetivos propostos. Foi composto por duas seções (a primeira contendo 14 questões, 3 abertas e 11 fechadas e a segunda com 24 questões que foram inseridas do The World Health Organization Quality of Life (WHOQOL). O questionário foi disponibilizado online em uma rede social para pós graduandos de cursos stricto sensu de diferentes áreas e foi enviado por e-mail para os alunos de um programa de pós graduação stricto sensu da área da saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ) no mês de fevereiro de 2018 e 20 discentes com idades entre 21 e 65 anos responderam.
Resultados Diversos discentes responderam se sentirem sobrecarregados com as tarefas do curso de pós-graduação stricto sensu na qual estão inseridos. Muitos afirmaram a existência de pressões e supervalorização de publicações a “qualquer preço” (ainda que a pesquisa não tenha qualidade científica adequada). Isto converge com as diversificadas literaturas que discutem acerca do “publicar ou perecer” e da lógica produtivista dos trabalhos acadêmicos. Alguns alunos relataram terem desenvolvido crises de ansiedade, comprometimentos em sua saúde física e esgotamento mental no decorrer do curso. Informaram que dormem cerca de 4 a 6 horas por dia e já tiveram sentimentos negativos em relação a si mesmo.
Conclusões/Considerações Nos últimos anos, diversas pesquisas têm evidenciado o aumento nos casos de suicídios e de depressão de discentes dentro de Universidades Públicas. Faz-se pertinente ampliar as discussões sobre esta temática e fomentar estratégias com o intuito de amenizar os comprometimentos negativos ocasionados à saúde mental dos discentes e de aumentar a qualidade de vida destes. Pois, os discentes de hoje poderão ser pesquisadores e docentes no futuro.
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