Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22g - Política de Saúde do(a) Trabalhador(a)

23124 - REORGANIZAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - DESCENTRALIZAÇÃO X CENTRALIZAÇÃO
ANDREA MARQUES TAVARES - CEREST / SMS / PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, MIRIAN PEDROLLO SILVESTRE - CEREST / SMS / PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ALEXANDRE POLI BELTRAMI - CEREST / SMS / PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, MARCOS OLIVEIRA SABINO - CEREST / SMS / PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS


Período de Realização
Janeiro/2017: centralização de recursos e gestão da VISAT após 16 anos de descentralização


Objeto da Experiência
Reorganização das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador


Objetivos
Melhorar a eficiência e efetividade das ações de saúde do trabalhador na área de abrangência do CEREST de Campinas.


Metodologia
Estratégias de gestão: Em 2001, aprofundando estratégias de descentralização, técnicos da ST que integravam a equipe do CEREST, foram realocados nos 5 Distritos de Saúde(DS) no intuito de levar as ações de Vigilância em ST(VISAT) para os territórios. Em 2017, os técnicos retornaram ao CEREST, que reassumiu a coordenação das ações de VISAT no município.


Resultados
A centralização dos recursos e a definição clara de atribuições e de linhas de gestão, a partir de janeiro de 2017, gerou aumento no número e maior resolutividade das ações de VISAT realizadas no município e região. A educação continuada dos profissionais de VISAT também foi aprimorada a partir de então.


Análise Crítica
A descentralização da VISAT, feita de forma abrupta e sem definição clara das funções de distritos, CEREST e nível central, gerou fragmentação, duplicação e vazios de ações. Os Distritos tiveram dificuldade para incluir as ações específicas de ST em sua rotina. Por outro lado, a inclusão do olhar de ST nas ações de vigilância do setor regulado, trouxe maior qualificação para as mesmas. Após um ano de centralização, avaliamos ser este modelo mais adequado para a realidade atual


Conclusões e/ou Recomendações
Apesar de ser altamente recomendável que as ações de ST sejam planejadas e executadas de modo horizontal e o mais próximo possível do território, é preciso construir a cultura da ST nos diferentes pontos de atenção do SUS, para que os recursos voltados à ST sejam aproveitados de forma plena, voltada ao objeto específico da ST.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360