28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22f - Saúde do Trabalhador e Atenção Primária à Saúde 1 |
26777 - SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA: NECESSIDADES E DEMANDAS EM SAÚDE DE TRABALHADORES DO TERRITÓRIO VANESSA SALGADO SILVA - UFBA, MÔNICA ANGELIM GOMES DE LIMA - UFBA, PAULO GILVANE LOPES PENA - UFBA
Apresentação/Introdução As práticas de saúde mais próximas do cotidiano das comunidades estão vinculadas à Atenção Básica. Atividades produtivas são executadas por trabalhadores no território de responsabilidade sanitária da Estratégia Saúde da Família (ESF), os quais possuem necessidades e demandas em saúde. As oficinas de reparo automotivo apresentam-se em grande quantidade e envolvem exposição a riscos ocupacionais.
Objetivos Identificar as necessidades e demandas em saúde de trabalhadores de oficinas de reparo automotivo inseridos no território de uma Unidade de Saúde da Família de Salvador-BA.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com perspectiva socioantropológica e aproximações etnográficas, utilizando elementos da etnometodologia. As oficinas foram selecionadas buscando garantir a representação da diversidade de serviços e de trabalhadores residentes e não residentes do território, mediante reconhecimento junto aos agentes comunitários de saúde e identificação de informantes-chave. Foram realizadas observações participantes, anotações em diário de campo e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados está inserida no campo da perspectiva compreensiva, com recursos da etnografia e hermenêutica para construção interpretativa.
Resultados As oficinas possuem uma força de trabalho exclusivamente masculina, com trabalhadores entre 17 e 75 anos. Muitas possuem uma organização familiar, sendo comum a presença do trabalho informal. As principais demandas de saúde relatadas foram: dor na coluna e nos membros superiores, problemas odontológicos, respiratórios e sistêmicos, assim como atualização do cartão vacinal. Os trabalhadores acreditam ter uma boa saúde, menosprezando sintomas considerados comuns, e não demonstram uma relação de vínculo e cuidado na USF de seu território, embora familiares frequentem ou sejam visitados por profissionais da unidade. Relatam busca direta por serviços especializados e de emergência.
Conclusões/Considerações Os trabalhadores possuem dificuldade em reconhecer suas necessidades em saúde e apresentam pouca ou nenhuma demanda de cuidado no nível da atenção primária, recorrendo à atenção especializada quando necessário. É fundamental que haja uma aproximação entre as equipes de saúde e esses trabalhadores, afim de compreender sua realidade de trabalho e identificar suas necessidades e demandas em saúde.
|