28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22f - Saúde do Trabalhador e Atenção Primária à Saúde 1 |
23127 - CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL LUZIA GARDIN - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ, ANDREIA ARISTIDES - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ
Período de Realização Entre 09/2017 e 12/2018 (em curso)
Objeto da Experiência Técnicos da vigilância em saúde do trabalhador nas regionais do Estado do Paraná
Objetivos Habilitar profissionais da vigilância em saúde do trabalhador na identificação de problemas de segurança e de saúde dos trabalhadores, introduzindo a prática de promoção e vigilância nos canteiros de obras.
Metodologia Em parceria com os sindicatos da construção civil o Centro Estadual em Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, desenvolve um projeto para capacitar os técnicos da vigilância em saúde do trabalhador sobre segurança e saúde em canteiros de obras, por meio de oficinas, com carga horária mínima de 16 horas. Estas oficinas estão sendo realizadas nas regionais de saúde, com aulas expositivas e dialogadas, estudo e casos e visitas guiadas em canteiros de obras
Resultados A partir de setembro de 2017 foram realizadas quatro oficinas para capacitação de inspeção em canteiros de obra abrangendo cinco regionais da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Estas oficinas, que foram realizadas nas regionais de Umuarama, Telêmaco Borba, União da Vitória e Ponta Grossa e Irati, contaram com a presença de mais de oitenta e três técnicos, abrangendo cinquenta e um municípios, além de contar com a participação de onze representantes sindicais ligados à construção civil.
Análise Crítica Com a descentralização de ações no Sistema Único de Saúde (SUS), espera-se que os municípios estruturem seus serviços em vigilância, que se encontram precários, devido falta de recursos humanos e profissionais qualificados, além da alta rotatividade. Estes são os maiores obstáculos para uma ação efetiva na promoção e prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Também há muitas entidades sindicais descomprometidas com a segurança e saúde de seus representados.
Conclusões e/ou Recomendações As oficinas realizadas possibilitaram uma melhor integração entre técnicos da vigilância com os sindicatos da categoria. Nas oficinas os técnicos em saúde do trabalhador tiveram a oportunidade de ver na prática situações de regularidade e irregularidade das normas de segurança e saúde nos canteiros de obras, relacionando a teoria e a prática, com isso promoveu o fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador no ramo na construção civil.
|