Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22f - Saúde do Trabalhador e Atenção Primária à Saúde 1

23078 - EXPOSIÇÃO À VIBRAÇÃO TRANSMITIDA PELA MÃO (VTM) E QUEIXAS OSTEOMUSCULARES E AUDITIVAS ENTRE TRABALHADORES NA COLHEITA SEMIMECANIZADA DE CAFÉ: ESTUDO DA ASSOCIAÇÃO
JULIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ


Apresentação/Introdução
A ATIVIDADE DE COLHEITA SEMIMECANIZADA DO CAFÉ IMPLICA EM DIVERSOS RISCOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES, COMPREENDENDO A EXPOSIÇÃO À VIBRAÇÃO TRANSMITIDA PELA MÃO (VTM) E AO RUÍDO. ESTE ESTUDO TRANSVERSAL, CONDUZIDO NO SUL DE MG. UM QUESTIONÁRIO FOI APLICADO EM UMA AMOSTRA DE 137 TRABALHADORES, NO PERÍODO DE ABRIL A JULHO DE 2017.


Objetivos
INVESTIGAR A ASSOCIAÇÃO ENTRE A EXPOSIÇÃO À VIBRAÇÃO TRANSMITIDA PELA MÃO (VTM) E DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES E AUDITIVOS.



Metodologia
AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO À VIBRAÇÃO TRANSMITIDA PELA MÃO:
AS MEDIÇÕES DA VIBRAÇÃO FORAM REALIZADAS EM UMA AMOSTRA REPRESENTATIVA DE DERRIÇADORES UTILIZADOS NO PROCESSO DE COLHEITA DO CAFÉ, SOB REAIS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO, CONFORME DIRETRIZ ESTABELECIDA PELA NORMA ISO . FOI EMPREGADO UM CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS CONSTITUÍDO POR UM MEDIDOR DE VIBRAÇÃO, DA MÃO ESQUERDA, JUNTO AO DERRIÇADOR.
AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO AO RUÍDO
PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO
OS PRINCÍPIOS DA NHO-01 DA FUNDACENTRO FOI PROCEDIMENTO ADOTADO NAS AVALIAÇÕES. ANTES DE CADA PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO, OS MEDIDORES FORAM CALIBRADOS EM CAMPO E CONFIGURADOS DO SEGUINTE MODO: LIMITE DE EXPOSIÇÃO DE 85 DB(A) PARA UMA JORNADA DE TRABALHO DE 8 H.





Resultados
A MAIOR PARTE DOS ENTREVISTADOS (53,7%) É TABAGISTA, ENQUANTO QUE 13,2% DISSERAM INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS FREQUENTEMENTE OU SEMPRE. APENAS OITO (5,9%) FAZEM USO DE MEDICAMENTO PARA DEPRESSÃO E ANSIEDADE.CERCA DE 55% RELATARAM SENTIR DOR LOMBAR NOS ÚLTIMOS 12 MESES.DOS ENTREVISTADOS 40% RELATARAM SENTIR DOR NO DEDO MÍNIMOE 83,8% NOS BRAÇOS E MÃOS.NA COLHEITA SEMIMECANIZADA DO CAFÉ, PELA QUAL OS MEMBROS SUPERIORES SÃO OS MAIS UTILIZADOS, A FREQUENCIA DE SINTOMAS DE DOR NAS ULTIMAS 24 HORAS MANIFESTOU-SE EM CERCA DE 37% DOS INDIVÍDUOS COM DOR NOS OMBROS E QUADRIL; 35% COM DOR NOS PUNHOS E MÃOS; CERCA DE 22% COM DOR NOS JOELHOS; 22,8% NO PESCOÇO E 13,2% RELATARAM DOR NOS TORNOZELOS.


Conclusões/Considerações
FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE HÁ MUITAS QUEIXAS DOS TRABALHADORES EM RELAÇÃO A DORES NOS MEMBROS SUPERIORES. OS VALORES ENCONTRADOS PARA EXPOSIÇÃO À VMB E RUÍDO ESTÃO ACIMA DA NORMALIZAÇÃO, QUE PODE OCASIONAR DESORDEM OCUPACIONAL AO LONGO DOS ANOS DE EXPOSIÇÃO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE A ANTIGUIDADE NA FUNÇÃO EM ANOS ASSOCIADA AO CONSUMO DE ÁLCOOL, FORAM VARIÁVEIS SIGNIFICATIVAS PARA A OCORRÊNCIA DE DORES NOS OMBROS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360