28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22f - Saúde do Trabalhador e Atenção Primária à Saúde 1 |
23078 - EXPOSIÇÃO À VIBRAÇÃO TRANSMITIDA PELA MÃO (VTM) E QUEIXAS OSTEOMUSCULARES E AUDITIVAS ENTRE TRABALHADORES NA COLHEITA SEMIMECANIZADA DE CAFÉ: ESTUDO DA ASSOCIAÇÃO JULIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Apresentação/Introdução A ATIVIDADE DE COLHEITA SEMIMECANIZADA DO CAFÉ IMPLICA EM DIVERSOS RISCOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES, COMPREENDENDO A EXPOSIÇÃO À VIBRAÇÃO TRANSMITIDA PELA MÃO (VTM) E AO RUÍDO. ESTE ESTUDO TRANSVERSAL, CONDUZIDO NO SUL DE MG. UM QUESTIONÁRIO FOI APLICADO EM UMA AMOSTRA DE 137 TRABALHADORES, NO PERÍODO DE ABRIL A JULHO DE 2017.
Objetivos INVESTIGAR A ASSOCIAÇÃO ENTRE A EXPOSIÇÃO À VIBRAÇÃO TRANSMITIDA PELA MÃO (VTM) E DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES E AUDITIVOS.
Metodologia AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO À VIBRAÇÃO TRANSMITIDA PELA MÃO:
AS MEDIÇÕES DA VIBRAÇÃO FORAM REALIZADAS EM UMA AMOSTRA REPRESENTATIVA DE DERRIÇADORES UTILIZADOS NO PROCESSO DE COLHEITA DO CAFÉ, SOB REAIS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO, CONFORME DIRETRIZ ESTABELECIDA PELA NORMA ISO . FOI EMPREGADO UM CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS CONSTITUÍDO POR UM MEDIDOR DE VIBRAÇÃO, DA MÃO ESQUERDA, JUNTO AO DERRIÇADOR.
AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO AO RUÍDO
PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO
OS PRINCÍPIOS DA NHO-01 DA FUNDACENTRO FOI PROCEDIMENTO ADOTADO NAS AVALIAÇÕES. ANTES DE CADA PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO, OS MEDIDORES FORAM CALIBRADOS EM CAMPO E CONFIGURADOS DO SEGUINTE MODO: LIMITE DE EXPOSIÇÃO DE 85 DB(A) PARA UMA JORNADA DE TRABALHO DE 8 H.
Resultados A MAIOR PARTE DOS ENTREVISTADOS (53,7%) É TABAGISTA, ENQUANTO QUE 13,2% DISSERAM INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS FREQUENTEMENTE OU SEMPRE. APENAS OITO (5,9%) FAZEM USO DE MEDICAMENTO PARA DEPRESSÃO E ANSIEDADE.CERCA DE 55% RELATARAM SENTIR DOR LOMBAR NOS ÚLTIMOS 12 MESES.DOS ENTREVISTADOS 40% RELATARAM SENTIR DOR NO DEDO MÍNIMOE 83,8% NOS BRAÇOS E MÃOS.NA COLHEITA SEMIMECANIZADA DO CAFÉ, PELA QUAL OS MEMBROS SUPERIORES SÃO OS MAIS UTILIZADOS, A FREQUENCIA DE SINTOMAS DE DOR NAS ULTIMAS 24 HORAS MANIFESTOU-SE EM CERCA DE 37% DOS INDIVÍDUOS COM DOR NOS OMBROS E QUADRIL; 35% COM DOR NOS PUNHOS E MÃOS; CERCA DE 22% COM DOR NOS JOELHOS; 22,8% NO PESCOÇO E 13,2% RELATARAM DOR NOS TORNOZELOS.
Conclusões/Considerações FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE HÁ MUITAS QUEIXAS DOS TRABALHADORES EM RELAÇÃO A DORES NOS MEMBROS SUPERIORES. OS VALORES ENCONTRADOS PARA EXPOSIÇÃO À VMB E RUÍDO ESTÃO ACIMA DA NORMALIZAÇÃO, QUE PODE OCASIONAR DESORDEM OCUPACIONAL AO LONGO DOS ANOS DE EXPOSIÇÃO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE A ANTIGUIDADE NA FUNÇÃO EM ANOS ASSOCIADA AO CONSUMO DE ÁLCOOL, FORAM VARIÁVEIS SIGNIFICATIVAS PARA A OCORRÊNCIA DE DORES NOS OMBROS.
|