Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22f - Saúde do Trabalhador e Atenção Primária à Saúde 1

22570 - ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE BUCAL NO SUS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE.
RAUL ANDERSON DOMINGUES ALVES DA SILVA - UFC, MYRNA MARIA ARCANJO FROTA - UFC, JACQUES ANTONIO CAVALCANTE MACIEL - UFC, MARIANA RAMALHO DE FARIAS - UFC, ANA KARINE MACEDO TEIXEIRA - UFC, LIA PONTE ALCANTARA - UFC


Apresentação/Introdução
Profissionais do setor saúde apresentam vulnerabilidade aos riscos ocupacionais porque em seu processo de produção do cuidado lidam com a subjetividade das relações interpessoais, que podem influenciar nos níveis de satisfação. É necessário determinar os principais fatores associados ao estresse laboral para que se possa tomar medidas que melhorem a qualidade de vida desses trabalhadores.


Objetivos
Buscou-se analisar os níveis de satisfação profissional e os fatores inerentes à ocupação entre os profissionais de saúde bucal do setor público de Sobral, Ceará.


Metodologia
O estudo tratou-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e exploratória que foi realizada no município de Sobral – CE entre maio e dezembro de 2017. O estudo foi realizado com 95 profissionais de saúde bucal (cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal) inseridos nos níveis primário e secundário da rede pública de atenção. Foi feito o uso de um questionário sociodemográfico e dos questionários Occupational Stress Indicator para coleta de dados que foram analisados pelo teste qui-quadrado considerando o nível de significância p<0,05 com o auxílio do software estatístico Statistical Package for the Social Sciences – Versão 22.0.


Resultados
Os resultados mostraram que os aspectos gerais de insatisfação se relacionavam às condições precárias de trabalho e à baixa valorização profissional, enquanto a satisfação estava associada ao relacionamento interpessoal. Houve diferença estatística (p<0,001) quando nos níveis de satisfação quando comparados por categoria profissional, porém, quando comparados por nível de atenção, não houve diferença estatística (p<0,246).


Conclusões/Considerações
O estudo encontrou distintos aspectos de insatisfação laboral entre categorias profissionais analisadas, principalmente relacionados ao trabalho precário e baixa valorização profissional, porém, alguns aspectos foram denotados com altos níveis de satisfação laboral principalmente os pertinentes à relacionamento interpessoal. Ainda assim, há necessidade de uma investigação mais aprofundada das condições de trabalho desses profissionais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360