Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22e - Saúde dos Trabalhadores do Campo, da Floresta e das Águas e em situação de informalidade

27093 - CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO DE PESCADORAS E PESCADORES ARTESANAIS: UMA REVISÃO NARRATIVA
THAIS MARAS DIAS GOMES - UFBA, MÔNICA ANGELIM GOMES DE LIMA - UFBA, JORGE ALBERTO BERNSTEIN IRIART - UFBA


Apresentação/Introdução
A pesca artesanal apresenta distintas características em relação aos demais trabalhos, mesmo quando se trata de atividades rurais. Para compreender tais particularidades o grupo de estudo ‘Saúde das trabalhadoras e trabalhadores da Pesca Artesanal’ vem ao longo dos últimos 13 anos desvelando o cotidiano dessa categoria de expressivo contingente populacional, mas que sobrevive sem proteção à saúde.


Objetivos
O objetivo é promover uma releitura dos estudos publicados por este grupo e identificar possíveis lacunas à produção de um projeto de pesquisa voltado à promoção da saúde e estratégias de permanência no trabalho.


Metodologia
Trata-se de uma revisão narrativa dos trabalhos cadastrado na plataforma lattes dos pesquisadores que compõem o grupo de estudo. Os trabalhos estão disponíveis em três locais de busca: na plataforma científica Scielo, no portal de trabalhos acadêmicos (dissertações) da Universidade Federal da Bahia/UFBA e editora EDUFBA. São 7 artigos, um livro, 2 capítulos de livro, 2 dissertações de mestrado e 2 de graduação.


Resultados
Os resultados indicam um cotidiano de vida e trabalho enovelados e relacionado à sobrevivência. Determinantes sociais e contaminantes industriais expõem as trabalhadoras a riscos ocupacionais. As doenças musculoesqueléticas tem maior destaque, devido à expressiva demanda de movimentos repetitivos, carregamento de peso e longas jornadas de trabalho. Os acidentes tem baixa notificação, no entanto variam de pequenos cortes a afogamentos com desfecho fatal. A contaminação química afeta a situação socioeconômica e cultural, com impactos também nos hábitos alimentares. A partir da experiência norteiam ações em vigilância à saúde do trabalhador que garantam direitos constitucionais da categoria.


Conclusões/Considerações
A revisão narrativa aponta para a necessidade de pesquisas empíricas que revelem práticas de saúde viáveis e contínuas em comunidades pesqueiras, uma vez que estudos prévios demonstraram a urgência de medidas voltadas para a promoção, prevenção e recuperação da saúde dos pescadores.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360