28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22e - Saúde dos Trabalhadores do Campo, da Floresta e das Águas e em situação de informalidade |
25072 - CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE MATERIAL EDUCATIVO COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA AGRICULTURA FAMILIAR, AMAZONAS, BRASIL. CINTHIA VIVIANNE CARVALHO DOS SANTOS - CEREST/AM, MARIA DO SOCORRO DE OLIVEIRA SOARES - CEREST/AM, EVANGELINE MARIA CARDOSO - CEREST/AM, UEA
Período de Realização De 2017 até a presente data.
Objeto da Experiência A saúde dos agricultores frente a exposição aos agrotóxicos na agricultura familiar em comunidades de Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manaus.
Objetivos Desenvolver material educativo com participação ativa dos agricultores como processo de educação em saúde para democratização do conhecimento técnico, legal e científico sobre os agrotóxicos, em áreas com uso indiscriminado de agrotóxicos.
Metodologia A construção do material educativo se deu por meio de metodologias integrativas buscando o compartilhamento de experiências e conhecimento sobre riscos decorrentes do uso indiscriminado e incorreto de agrotóxicos, tendo a hermenêutica dialética como base para análise dos significados. O material educativo construído deve se constituir como uma ferramenta, cuja aplicação dependerá também de metodologias participativas.
Resultados Foram produzidos cinco cartões educativos sobre Cadastramento Ambiental Rural - CAR, equipamento de proteção individual, transporte, armazenamento e destino das embalagens de agrotóxicos. Os cartões foram produzidos em duas versões, uma textual e outra com figuras, com a finalidade de ser abordado como temas transversais de educação em saúde entre os agricultores, assim como, nas equipes de saúde da família de territórios com produção rural e exposição aos agrotóxicos.
Análise Crítica A elaboração de forma participativa propiciou o envolvimento direto de vários atores sociais e já se constituiu como parte do processo de aprendizagem, para os agricultores e instituições envolvidas, fortalecendo a ação intersetorial e abordagem interdisciplinar. Outra questão foi que a construção coletiva e participativa apontou a necessidade de elaboração de um cartão sobre primeiros socorros nos casos de intoxicação por agrotóxicos, em substituição ao cartão do CAR.
Conclusões e/ou Recomendações A produção do material educativo resultou numa ferramenta para educação em saúde, cuja construção deu início a um processo de democratização do conhecimento no seio da comunidade a ser utilizado nos seus espaços sociais. O resultado, de fato, se fundamentou muito mais no processo em si, que especificamente no produto, no entanto o material produzido, em termos de temporalidade, poderá ser replicado em outras áreas com o mesmo tipo de exposição.
|