Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22e - Saúde dos Trabalhadores do Campo, da Floresta e das Águas e em situação de informalidade

21834 - CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE NO AMBIENTE INFORMAL
VICTOR PINHEIRO GAVINA - UFPR, AMANDA CRISTINA ROCHA - UFPR, ISABELLE ROSAS NADAL - PUCPR, JANDREY GASPARIN OLIVEIRA - PUCPR, ADRIEL BARRO - PUCPR, KELLY DE ARAÚJO GONZALES - PUCPR, SUÉLLYN MATTOS DE ARAGÃO - UFPR, ANDRÉ LUIS CÂNDIDO DA SILVA - UFPR, RAFAEL GOMES DITTERICH - UFPR, SOLENA ZIEMER KUSMA - UFPR


Apresentação/Introdução
O trabalho informal é um setor da economia que vem crescendo diariamente e compreende um importante meio de aquisição de recursos para a sobrevivência de muitas famílias em nosso país. Na região Metropolitana da cidade de Curitiba o percentual de atividades informais é de 45,66%.


Objetivos
O objetivo deste estudo foi avaliar as condições diárias de trabalho, possibilidades e perspectivas das atividades dos trabalhadores informais de vias públicas (camelôs) na cidade de Curitiba PR.


Metodologia
Trata-se de um estudo com delineamento Observacional Transversal. Os participantes foram trabalhadores informais abordados durante sua atividade laboral em seu ambiente de trabalho. O instrumento da pesquisa foi um questionário com 28 questões semi-estruturado aplicado por meio de entrevistas.


Resultados
Foram abordados 104 trabalhadores de ambos os sexos, com faixa etária entre 21 e 85 anos, sendo que 57 trabalham informalmente há mais de 10 anos e 79 dos entrevistados tem intenção de permanecer nesta modalidade, principalmente pela autonomia e flexibilidade. Dentre as doenças crônicas apresentadas, 48% tem diabetes mellitus ou hipertensão, nenhuma condição laboral foi apontada como fator predisponente para o aparecimento de doenças. Identificou-se que a maior problemática no ambiente de trabalho foi a condição climática.


Conclusões/Considerações
Concluiu-se que a informalidade é um meio de trabalho alternativo que proporciona uma boa qualidade de vida ao indivíduo. Faz-se necessário um maior debate a respeito da temática e definição de estratégias de políticas públicas e de saúde que potencializem a qualidade de vida desses trabalhadores.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360