27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22d - Informação e Vigilância em Saúde do Trabalhador |
25778 - : PERFIL DE ACIDENTES DE TRABALHO GRAVE EM UM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR ANA CARINA - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB E PPGSAT/FMB/UFBA, IRACEMA VITERBO SILVA - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB
Apresentação/Introdução Os acidentes de trabalho são, indubitavelmente, um dos sérios problemas de saúde pública, responsável por incapacitações permanentes, pela morte prematura de pessoas em idade produtiva e por anos potenciais de vida perdidos. Apesar da elevada incidência de casos, ainda persiste uma invisibilidade em relação às ocorrências fora dos locais de trabalho e/ou que envolvem trabalhadores informais.
Objetivos Caracterizar o perfil epidemiológico dos acidentes de trabalho da população residente no Distrito Sanitário Barra Rio Vermelho, em Salvador, Bahia, no período de 2012 a 2016.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, de base populacional, com dados secundários disponibilizados pelos SINAN e IBGE referentes aos acidentes de trabalho da população residente no Distrito Sanitário Barra Rio Vermelho, em Salvador, Bahia, ocorridos no período de 2012 a 2016. Com o uso do TABWIN/TABNET, ferramentas desenvolvidas pelo DATASUS, foram geradas informações para a construção de tabelas que foram exportadas para o programa Microsoft Excel® 2010 a fim de realizar a análise e o tratamento dos dados. Os resultados foram processados e apresentados em tabelas de contingência, em números absolutos e relativos.
Resultados Foram analisados 358 casos notificados de acidente de trabalho grave com população residente no Distrito Barra Rio Vermelho. Em relação ao ano de notificação, percebe-se um incremento significativo do número de casos em 2015. Os acidentes foram predominantes em trabalhadores do sexo masculino ao longo de toda a série histórica. Do total de acidentados, a ocupação de pedreiro teve a maior proporção de ocorrências (70%). De acordo com o tipo de acidente, 88,5% foram acidentes típicos e no que se refere à situação no mercado de trabalho a maior concentração está em trabalhadores autônomos, resultado que corrobora com a ocupação mais frequente em número de acidentes.
Conclusões/Considerações Os dados estatísticos dos acidentes de trabalho grave no Distrito Barra Rio Vermelho são parciais e não representam a real situação do problema, pois os dados podem estar subestimados no que diz respeito à completitude de informações registradas nos sistemas de informação do SINAN. Este estudo aponta a fragilidade nos bancos de dados do sistema de informação, resultado que compromete o perfil frente à Saúde do Trabalhador.
|