27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22d - Informação e Vigilância em Saúde do Trabalhador |
24597 - DESAFIOS NA INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO GRAVES PELA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE MARCIA MAEHLER MATTEUSSI - UFPR, KARINE THAÍS SECCHI - UFPR, KARIN REGINA LUHM - UFPR, RAFAEL GOMES DITTERICH - UFPR, YANNA DANTAS RATTMANN - UFPR, ALLICE BATISTA SEHNEM - UFPR, SURYA CRISTINA GALHANO DOS SANTOS - UFPR, ROBSON DIEGO CALIXTO - UFPR, ELIANA REMOR TEIXEIRA - UFPR, GIOVANA DANIELA PECHARKI - UFPR
Apresentação/Introdução O conhecimento sobre acidentes de trabalho exige compreender o trabalho real, suas dificuldades e variabilidades. O desenvolvimento de capacidades e metodologias específicas para a análise e intervenção de caráter preventivo, além da atuação da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), contribui para a identificação e redução dos condicionantes dos problemas de saúde relacionados ao trabalho.
Objetivos Descrever e compreender o processo das investigações obrigatórias de acidentes de trabalho graves realizado pela VISAT no Sistema Único de Saúde (SUS).
Metodologia O estudo exploratório, descritivo e qualitativo, envolveu nove Distritos Sanitários de uma capital brasileira, nos quais foram realizadas entrevistas com quinze (93,8%) técnicos da vigilância sanitária que realizavam essas atividades. A pesquisa foi composta pelas etapas exploratória, trabalho de campo com a aplicação de entrevista semi-estruturada e tratamento de dados, mediante a análise de conteúdo da fala dos participantes. Foi realizada análise temática baseada nos pressupostos preconizados pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), resultando em sete categorias.
Resultados O conhecimento tácito foi predominante nas diversas categorias analisadas, assim como a diversidade do processo de trabalho. As dificuldades de articulação intra e intersetorial, presença de sobrecarga e ausência de um fluxo formal de informações, demonstraram impactar negativamente nas atividades de investigação dos participantes. Diante da problemática encontrada, considerou-se a necessidade de elaboração de um fluxograma de investigação de acidentes de trabalho. Além disso, a alta escolaridade dos técnicos avaliados, a participação dos trabalhadores acidentados durante a investigação do acidente e apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador auxiliaram a prática dos profissionais.
Conclusões/Considerações Os resultados deste estudo trouxeram contribuições para os avanços na implantação da VISAT no SUS e preencheram uma lacuna existente na literatura sobre o processo de investigação de acidentes de trabalho graves. A construção de um fluxograma durante o estudo elucidou questões sobre o percurso da informação de saúde do trabalhador, porém, também possibilitou a viabilidade de utilização do mesmo em nível local e adaptações para outros municípios.
|