27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22d - Informação e Vigilância em Saúde do Trabalhador |
22608 - INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ÓBITOS POR CAUSAS EXTERNAS POTENCIALMENTE RELACIONADOS AO TRABALHO ADRIANA GALDINO BATISTA PEREIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, ANDREZA ALVES NOVAES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JEQUIÉ, BRUNO DEL SARTO AZEVEDO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JEQUIÉ, LÍLIA RITA DE SOUZA MEIRELLES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JEQUIÉ, RITA DE CÁSSIA ASSIS CAMARGO SAMPAIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JEQUIÉ
Período de Realização Janeiro a dezembro dos anos 2015, 2016 e 2017
Objeto da Experiência Melhoria dos registros de óbitos relacionados ao trabalho entre as causas externas, dada a precária visibilidade destes nos sistemas de informação.
Objetivos Realizar investigação epidemiológica dos óbitos por causas externas potencialmente relacionados ao trabalho; identificar óbitos por acidentes de trabalho (AT); e qualificar os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Metodologia Trabalho conduzido por técnicos do Núcleo Regional de Saúde Sul e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador na região de Jequié-BA, que abrange 26 municípios. Foram analisadas declarações de óbitos por Causas Externas, identificados os potencialmente relacionados ao trabalho e realizada investigação epidemiológica com contatos telefônicos, entrevistas domiciliares e análises de prontuários. Compararam-se os dados de óbitos por AT do SIM com os do Sinan e corrigiram-se as bases de dados.
Resultados Durante a experiência foram registrados no SIM 1.255 óbitos por Causas Externas pelos municípios da região de Jequié. Realizou-se investigação epidemiológica para 337 (26,8%) destes registros. Confirmaram-se 50 casos de óbitos por AT, os quais foram notificados no Sinan. Em 15 casos foi retificada a declaração de óbito no SIM, registrando-se “sim” no campo AT. No final do período, dos 50 casos de óbito por AT confirmados, 38 (76%) foram encontrados em ambos os sistemas, SIM e Sinan-AT.
Análise Crítica As atividades desenvolvidas deram visibilidade à problemática da qualidade das estatísticas de mortes por AT e permitiram a compreensão de que todos os óbitos por Causas Externas podem estar relacionadas ao trabalho. Apesar da melhoria dos dados, os resultados indicam que ainda há sub-registro dos óbitos por AT no SIM e no Sinan. Vale destacar a dificuldade de investigar os casos de homicídios, pois envolvem implicações legais e problemas de acesso aos locais requeridos para a investigação.
Conclusões e/ou Recomendações A investigação epidemiológica de óbitos relacionados ao trabalho é uma ferramenta de extrema validade. Recomenda-se que seja realizada de forma sistemática pelos profissionais da vigilância em saúde. Estes técnicos têm acesso facilitado aos sistemas de informação e podem qualificar consubstancialmente as bases de dados, tornando-as mais próximas da realidade e favorecendo o planejamento de ações preventivas no que se refere aos óbitos por AT.
|