Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22d - Informação e Vigilância em Saúde do Trabalhador

22055 - INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR ACIDENTES RELACIONADAS AO TRABALHO NOTIFICADAS NA BAHIA NO ANO DE 2014
WANESSA SCAVELLO ANDRADE - UFBA, KIONNA OLIVEIRA BERNARDES SANTOS - UFBA


Apresentação/Introdução
Os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho são evitáveis na maioria das vezes e compreendidos como fatos imprevistos e não propositais causadores de lesões e traumas com diferentes magnitudes e repercussões para o trabalhador. Apesar de leis e medidas de precaução, os acidentes de trabalho acontecem e acarretam em despesa financeira particular, familiar e em prejuízos na produção.


Objetivos
Descrever as características das internações hospitalares por acidentes relacionadas ao trabalho na Bahia no ano de 2014.


Metodologia
Estudo quantitativo, descritivo e de vigilância baseado nas notificações de internações hospitalares por acidentes de trabalho na Bahia, no período de 2014. Foram utilizados dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, com base no Sistema de Informação Hospitalar. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia de acordo com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (Caae): 48247015.0.0000.5662 e parecer: 1.247.497. As variáveis foram às características sócio-demográficas, listas das causas (Classificação Internacional de Doença – 10) da internação, tempo de permanência e óbitos.


Resultados
Verificou-se no estudo que os homens tiveram a maior frequência de internações com 67,5%. Iniciativas de vigilância são necessárias devido ao perfil de internação, o qual destacou trabalhadores em faixa etária produtiva no mercado de trabalho entre 18 a 35 anos e adultos entre 36 a 59 anos, os quais apresentaram ambos, índices equivalentes a 39,6% cada. Foi observado que o perfil predominante foi devido a trauma na cabeça (30,9%). As notificações apontam a média de permanência entre 1 a 7 dias (93,8%). Do total de 1097 internados, 1,1% foram a óbito no ano de 2014.


Conclusões/Considerações
Apesar das subnotificações dos dados, os achados revelaram um expressivo número de internações hospitalares por acidentes de trabalho graves comparado aos acidentes de trabalho fatais. Futuras pesquisas sobre as internações hospitalares por acidentes de trabalho no Brasil são necessárias para vigilância dos gastos com aposentadoria precoce, além de sinalizar medidas de precaução e constituir indicadores de riscos das condições de trabalho.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360