Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22c - Riscos e danos à saúde relacionados ao trabalho

23565 - AS DIMENSÕES DA ATIVIDADE FÍSICA NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
UÉLITO EVERALDO SOUZA RIBEIRO JÚNIOR - UFBA, RITA DE CÁSSIA PEREIRA FERNANDES - UFBA


Apresentação/Introdução
Hipertensão arterial é amplamente estudada mas são escassos estudos sobre sua relação com o trabalho. Existe alta frequência de fatores de risco em muitas categorias profissionais: baixa escolaridade, sexo masculino e etnia negra. A atividade física de lazer tem sido apontada fator de proteção para HA, mas interessa conhecer o papel desta e das suas demais dimensões: ocupacional e domésticas.


Objetivos
Investigou-se a associação entre Atividade Física (AF), nas suas diferentes dimensões, e hipertensão arterial (HA) em trabalhadores da indústria e de serviços da limpeza urbana


Metodologia
Estudo de corte transversal com 1070 trabalhadores do setor de calçados no interior do estado da Bahia (BA) e trabalhadores da Limpeza Urbana em Salvador, BA, teve como variável dependente a HA e variável independente principal a AF em suas dimensões: ocupacional, lazer e trabalho doméstico. Foram co-variáveis: idade, sexo, IMC, circunferência de cintura, tabagismo, uso de bebida alcoólica, demandas físicas e psicossociais do trabalho. A análise multivariada utilizou a Regressão de Cox para estudos transversais, com entrada hierarquizada dos blocos de variáveis.


Resultados
Prevalência de HA entre todos os trabalhadores foi de 24%; na indústria de calçados, 17,9% e na Limpeza Urbana, 28,3%. Maior idade, sexo masculino, excesso de peso foram fortemente associados a HA. Indivíduos menos ativos em cada uma das dimensões da AF tiveram maiores prevalências de HA. Baixa AF combinada nas três dimensões determinou 46% mais HA. Entre homens, ser menos ativo no trabalho associou-se a HA (RP=1,28, prevalência de 31,2% para os expostos e 24% para os não expostos), ao passo que ao compararmos as mulheres menos ativas na AF ocupacional com as mais ativas, obteve-se uma RP=2,0 (prevalência de 15,2% para expostas e 9,4 para não expostas). Resultados ajustados por idade.


Conclusões/Considerações
Ser menos ativo em cada uma das dimensões da AF (ocupacional, lazer e doméstica) se associa a HA e a exposição simultânea nas três dimensões determina a maior ocorrência do agravo. Assim, o controle do sedentarismo, como fator de risco para HA, deve ocorrer no trabalho, no lazer ativo e com o estímulo às tarefas de casa, entre homens e mulheres.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360