Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22c - Riscos e danos à saúde relacionados ao trabalho

22557 - DOENÇAS E AGRAVOS DE TRABALHO EM MINAS GERAIS DE 2008 A 2012
PAULA DE OLIVEIRA DAZINI - UFJF, RAFAELA CAETANO HORTA DE LIMA - UFJF, THAÍS PEREIRA GOULART - SES, GUILHERME GUIMARÃES MOREIRA BALBI - UFJF, VITOR DE ASSIS ALMEIDA - UFJF


Apresentação/Introdução
Os acidentes de trabalho, incluindo as doenças relacionadas, tem expressiva morbimortalidade constituindo-se um importante e prevalente problema de Saúde Pública. A notificação dos acidentes de trabalho é de fundamental importância na gestão da saúde pública, tendo grande impacto no atendimento dos serviços de emergência e nos benefícios acidentários da Previdência Social.


Objetivos
Realizar uma análise descritiva dos dados de doenças ou agravos relacionados ao trabalho notificados em Minas Gerais, Brasil, no período de 2008 a 2012.


Metodologia
Tratou-se de estudo ecológico, exploratório descritivo, quantitativo e retrospectivo, apoiado em análise de base de dados secundários, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2012. Foram analisados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), disponíveis entre 2008 a 2012.


Resultados
Observou-se um aumento de 101,1% na proporção de municípios com casos de doenças ou agravos relacionados ao trabalho notificados e de 39,1% na taxa de acidente de trabalho em Minas Gerais por 100 mil habitantes, entre 2008 e 2012, sendo esta notificação não proporcional ao crescimento populacional do estado no mesmo período. Apesar deste crescimento na proporção de municípios que geram alguma notificação, muitos ainda apresentam dificuldades para sinalizar acidentes e/ou doenças relacionadas ao trabalho, sendo que não houve registro de notificação de 123 municípios do estado de Minas Gerais em 2012 no Sistema de Informação de Notificações de Acidentes de Trabalho (SINANNET).


Conclusões/Considerações
Estimou-se que, apesar do crescimento das variáveis analisadas, há ainda um considerável sub-registro nos sistemas de informação, principalmente no SINAN. Sendo assim, verifica-se a necessidade de ações que otimize a notificação de acidentes de trabalho nos Sistemas de Informação, a fim de traçar o perfil loco-regional da saúde do trabalhador no estado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360