27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22c - Riscos e danos à saúde relacionados ao trabalho |
22103 - INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OCUPACIONAIS, AFASTAMENTO DO TRABALHO E TERAPIAS PREVENTIVAS EM MAGAREFES DE FRIGORÍFICOS MÁRCIA FARSURA DE OLIVEIRA - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA, MARLI DO CARMO CUPERTINO - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA, NAYARA RÚBIO CAMPOS - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA
Apresentação/Introdução As lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) são comuns em diversas profissões. O magarefe é o trabalhador que abate e esfola reses nos frigoríficos e por vezes desempenha função repetitiva. Hipotetiza-se que é um profissional susceptível a esse tipo de lesão, que leva a um afastamento da função, gerando transtorno pessoal, social e econômico.
Objetivos Objetivou investigar quais as doenças ocupacionais, que incidem nos magarefes e a necessidade de afastamento ao trabalho frente a ocorrência das mesmas. Além de pesquisa de medidas preventivas que assegurem a saúde do trabalhador.
Metodologia Foi feita uma busca bibliográfica sistemática na Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, Nescon e Pubmed realizada com artigos escritos a partir do ano 2000. Utilizaram-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Afastamento, Ergonomia, Riscos ocupacionais e Saúde do Trabalhador. O operador booleano ‘and’ seguido da palavra ‘frigorífico’ foi acrescentado para obter especificidade na busca. Um par de revisores selecionaram as pesquisas, extraíram os dados e avaliaram a qualidade metodológica daquelas incluídas. Artigos que não atendiam a temática e o objetivo da pesquisa foram excluídos, sendo apenas artigos originais incluídos.
Resultados Foram encontrados 13 artigos, sendo 4 selecionados para essa revisão. Os estudos demonstram que dentre as doenças ocupacionais que mais incidem nos magarefes, as moléstias associadas aos membros superiores são as mais frequentes e são a principal causa de afastamento ao trabalho, já que a dor musculoesquelética em mãos e braços prejudica os movimentos necessários ao desempenho da atividade laborativa. Dentre elas destaca-se Síndrome do Túnel do Carpo (STC), Sinovite e Tenossinovite, sendo a STC, que corresponde à mais incapacitante. Como medidas preventivas ao surgimento das LER/DORT, destacaram-se ritmo de trabalho adequado, ergonomia e fiscalização da realização de intervalos obrigatórios.
Conclusões/Considerações Os membros superiores são os mais acometidos por entidades nosológicas do tipo LER/DORT, sendo a STC a maior causa de afastamento ao trabalho. A aplicação de programas e estratégias integradas, como promoção de postura adequada e adequação do ritmo de trabalho com paradas e exercícios regulares são medidas preventivas que apresentaram bons resultados nesse tipo de lesão.
|