Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22c - Riscos e danos à saúde relacionados ao trabalho

22103 - INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OCUPACIONAIS, AFASTAMENTO DO TRABALHO E TERAPIAS PREVENTIVAS EM MAGAREFES DE FRIGORÍFICOS
MÁRCIA FARSURA DE OLIVEIRA - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA, MARLI DO CARMO CUPERTINO - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA, NAYARA RÚBIO CAMPOS - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA


Apresentação/Introdução
As lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) são comuns em diversas profissões. O magarefe é o trabalhador que abate e esfola reses nos frigoríficos e por vezes desempenha função repetitiva. Hipotetiza-se que é um profissional susceptível a esse tipo de lesão, que leva a um afastamento da função, gerando transtorno pessoal, social e econômico.


Objetivos
Objetivou investigar quais as doenças ocupacionais, que incidem nos magarefes e a necessidade de afastamento ao trabalho frente a ocorrência das mesmas. Além de pesquisa de medidas preventivas que assegurem a saúde do trabalhador.


Metodologia
Foi feita uma busca bibliográfica sistemática na Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, Nescon e Pubmed realizada com artigos escritos a partir do ano 2000. Utilizaram-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Afastamento, Ergonomia, Riscos ocupacionais e Saúde do Trabalhador. O operador booleano ‘and’ seguido da palavra ‘frigorífico’ foi acrescentado para obter especificidade na busca. Um par de revisores selecionaram as pesquisas, extraíram os dados e avaliaram a qualidade metodológica daquelas incluídas. Artigos que não atendiam a temática e o objetivo da pesquisa foram excluídos, sendo apenas artigos originais incluídos.


Resultados
Foram encontrados 13 artigos, sendo 4 selecionados para essa revisão. Os estudos demonstram que dentre as doenças ocupacionais que mais incidem nos magarefes, as moléstias associadas aos membros superiores são as mais frequentes e são a principal causa de afastamento ao trabalho, já que a dor musculoesquelética em mãos e braços prejudica os movimentos necessários ao desempenho da atividade laborativa. Dentre elas destaca-se Síndrome do Túnel do Carpo (STC), Sinovite e Tenossinovite, sendo a STC, que corresponde à mais incapacitante. Como medidas preventivas ao surgimento das LER/DORT, destacaram-se ritmo de trabalho adequado, ergonomia e fiscalização da realização de intervalos obrigatórios.


Conclusões/Considerações
Os membros superiores são os mais acometidos por entidades nosológicas do tipo LER/DORT, sendo a STC a maior causa de afastamento ao trabalho. A aplicação de programas e estratégias integradas, como promoção de postura adequada e adequação do ritmo de trabalho com paradas e exercícios regulares são medidas preventivas que apresentaram bons resultados nesse tipo de lesão.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360