27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22b - Mudanças no Mundo do Trabalho e Direitos Sociais |
27156 - AS RELAÇÕES ENTRE TERCEIRIZAÇÃO E ACIDENTES NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL MONICA SIMONE PEREIRA OLIVAR - FIOCRUZ, CLÁUDIA GOUVEIA DOS SANTOS - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Os acidentes de trabalho são um grave problema de saúde pública no Brasil, com altos índices de ocorrência, segundo as estatísticas oficiais. Com a aprovação das leis nº 13.429/2017 que regulamenta os serviços terceirizados e a nº 13.467/2017 que altera a Consolidação das Leis Trabalhistas, vem ganhando outros contornos, e estudos que deem visibilidade a esta nova realidade é fundamental.
Objetivos A pesquisa tem como objetivo apresentar a análise dos acidentes de trabalho em uma instituição pública federal no período janeiro a dezembro de 2017 buscando apontar as dificuldades, avanços e desafios sob a perspectiva da Saúde do Trabalhador.
Metodologia Para a realização deste estudo foi feito levantamento dos acidentes de trabalho ocorridos no período de janeiro a dezembro de 2017 por meio das Fichas de Atendimento do Serviço Social aos trabalhadores acidentados.
O roteiro das entrevistas buscou apreender os tipos de acidentes de trabalho; vínculo de trabalho, aspectos da organização e das condições do trabalho que influenciaram nos acidentes; os riscos que esses trabalhadores estão expostos ao exercerem suas atividades. As entrevistas, portanto, buscaram obter dos trabalhadores sua visão sobre os acidentes de trabalho e seus determinantes.
Resultados No ano de 2017 foram registrados 113 acidentes de trabalho e destes 68,25% com trabalhadores terceirizados. Em relação ao gênero em cada vínculo de trabalho tem a prevalência de acidentes com mulheres (60,31%).
Neste período evidenciou que os acidentes atingiram tanto os trabalhadores que exercem atividades manuais quanto de planejamento, pesquisa e ensino. De uma forma geral provocados por material perfuro cortante, agentes químicos, equipamento de laboratório, agentes biológicos, instrumental de construção civil, equipamento hospitalar; mordedura de animais e destaca-se ainda o número expressivo de notificações por stress e ansiedade devido à violência no território.
Conclusões/Considerações Em tempos de crise econômica e política verifica-se o regresso de ideias neoliberais que retornam com mais força, trazendo impactos sobre as políticas públicas, como exemplo a EC 95, a reforma trabalhista e previdenciária e consequentemente seu impacto na saúde dos trabalhadores. Neste sentido, é importante ressaltar ações de vigilância e atenção à saúde dos trabalhadores no âmbito do SUS estratégicos na luta por melhores condições de trabalho.
|