Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22b - Mudanças no Mundo do Trabalho e Direitos Sociais

26800 - IMAGENS NO TEMPO DA EXPOSIÇÃO DE TRABALHADORES À SILICA NA EXPLOTAÇÃO DE GRANITOS ORNAMENTAIS DO ES. REGISTROS DE UM COTIDIANO
ROBERTA GUIO DE AZEVEDO - UFRJ - IESC, GABRIEL SCHÜTZ - UFRJ /IESC


Apresentação/Introdução
Trabalhadores nas pedreiras de rochas ornamentais estão expostos a graves agravos respiratórios, associados à inalação de partículas de sílica. Nesta proposta, apresentaremos os registros fotográficos que documentam as transformações no processo produtivo do setor com ações que visam minimizar a poeira de sílica livre e, com isto, reduzir as exposições em pedreiras a céu aberto no Espírito Santo.


Objetivos
Apresentar uma série histórica, na forma de registro fotográfico, da transformação no processo de extração nas pedreiras da região noroeste do Espírito Santo desde o final da década de 1970 até a atualidade.



Metodologia
O estudo foi realizado em pedreiras dos municípios de Barra de São Francisco e de Vila Pavão, ambos possuem um número significativo de lavras registradas, com diversas pedreiras em operação, incluindo as clandestinas. Tais procedimentos consistiram em: 1. imersão no ambiente de trabalho; 2. reconhecimento das características do local, das relações formais e informais de trabalho; observação no processo de trabalho; 3. levantamento de informações sobre características técnicas específicas; 4. registro fotográfico; e 5. reflexão analítica e integradora do observado. As visitas às pedreiras foram realizadas em 2009 e em 2016. Informações complementares foram cedidas pelo Sindimármore.


Resultados
No processo de trabalho na explotação de granitos ornamentais, observam-se condições insalubres às que os trabalhadores se submetem, colocando a própria vida em risco, observam-se também precários procedimentos de trabalho. Contudo, para prevenir e controlar as doenças relacionadas ao trabalho que podem levar o trabalhador à incapacidade ou à morte é necessário intervir. É possível distinguir as funções mais expostas à inalação de sílica e modificar o processo de trabalho introduzindo tecnologia capaz de minimizar a formação de poeira. O envolvimento de empresários, trabalhadores organizados e do poder público é essencial para o controle de emissão de particulados nas pedreiras à céu aberto.


Conclusões/Considerações
Os registros fotográficos revelam que as mudanças para modernização no processo de extração nas pedreiras são transformações isoladas e lentas. O setor carece de investimentos em tecnologias de ponta, observa-se também a necessidade de incentivos e investimentos em capacitação e qualificação de mão de obra específica, uma mudança necessária que urge em prol da saúde do trabalhador da extração de rochas ornamentais no combate a exposição á sílica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360