Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22b - Mudanças no Mundo do Trabalho e Direitos Sociais

23940 - INTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA SAÚDE DO TRABALHADOR
NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, SAMARA DA SILVA RIBEIRO - UFRN, EMANUELLE YASMIM SILVA DO NASCIMENTO - UFRN, ANNA BEATRIZ DOMINGOS DE SOUZA - UFRN, DINORAH DE FRANÇA LIMA - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN


Apresentação/Introdução
A vida se constitui como um fenômeno complexo, por conseguinte, a relação vivida entre saúde e adoecimento é inerente a este contexto. O trabalhador que exerce suas atividades em meio às condições adversas acaba por adquirir problemas de saúde. Apesar dos avanços no SUS, ainda há muito o quê melhorar nas condições de trabalho, para o cumprimento dos seus princípios e diretrizes.


Objetivos
Investigar se as condições de trabalho interferem na saúde do trabalhador e consequentemente no absenteísmo de profissionais da saúde, nas instituições em que atuam.


Metodologia
Este é um recorte da pesquisa “Saúde do Trabalhador e Condições de Trabalho em Saúde nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil”, desenvolvida pelo ObservaRH/UFRN em parceria com o Ministério da Saúde. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. A população do estudo foi constituída por profissionais de saúde, que participaram dos Cursos de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde na região Centro-Oeste e responderam a atividade “Saúde do trabalhador e condições de trabalho”. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2017, a partir da leitura desta atividade e analisados com o auxílio do IRAMUTEQ, valendo-se da Análise de Similitude (AS).


Resultados
Na árvore gerada pela AS nota-se uma maior conexão entre as palavras “afastamento”, “motivo”, “servidor”, “relacionado”, “absenteísmo” e “saúde”. A palavra “saúde” exibe maior conexão com as palavras “trabalhador” e “profissional”, e também com o “ambiente”, o “serviço”, a “equipe” de trabalho e com as “condições” do “trabalhador”. Os “afastamentos”, muitas vezes justificados com “atestados médicos”, têm motivos que se relacionam com a própria “instituição” e com “funcionários”. Na ligação entre as palavras, a árvore mostra que os “afastamentos” ocorrem na maioria das vezes devido a “doenças” proporcionadas pelas más “condições de trabalho” que geram “problemas” de “saúde” no trabalhador.


Conclusões/Considerações
A partir da análise feita pela árvore gerada pela AS, percebe-se que as condições de trabalho interferem diretamente na saúde do trabalhador. Como o profissional não está em boas condições de saúde, ele ausenta-se do seu trabalho, muitas vezes justificado com Atestados Médicos. Contudo, nota-se a necessidade de investimentos para melhoria desta condição.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360