27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22b - Mudanças no Mundo do Trabalho e Direitos Sociais |
21813 - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE VÍDEO PARA DISCUSSÃO DOS IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA NA SAÚDE DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES FERNANDA SAMPAIO PEIXOTO DE JESUS OLIVEIRA - ISC-UFBA, CLARICE SANTOS MOTA - ISC-UFBA, LITZA ANDRADE CUNHA - ISC-UFBA, CILENE SANTOS MENDES - ISC-UFBA, EVERTON SALES DA SILVA - ISC-UFBA, JAISLA REIS ANUNCIAÇÃO - ISC-UFBA, JOANA DE MATOS BASTOS - ISC-UFBA, SILVIA RODRIGUES FERNANDES - ISC-UFBA, SILVIO ALMEIDA TEIXEIRA - ISC-UFBA
Período de Realização A experiência aconteceu durante o semestre letivo 2017.2 na UFBA, graduação de Saúde Coletiva.
Objeto da Experiência Relato sobre a construção de um vídeo referente aos impactos da Reforma Trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional em 2017 sobre os trabalhadores
Objetivos Expor a experiência dos discentes sobre a construção do vídeo que aborda os impactos da Reforma Trabalhista, levando em conta a fala do trabalhador, do advogado sindicalista e do profissional da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Bahia e assim relatar as mudanças já sentidas pelos trabalhadores.
Metodologia Na disciplina Seminários Interdisciplinares em Saúde Coletiva realizamos leituras e discussões com o foco as mudanças na legislação trabalhista. Foi desenvolvido um roteiro para produção de um vídeo com o tema sobre os impactos na saúde dos trabalhadores e realizada três entrevistas: um trabalhador em greve, um advogado sindical e uma gestora da Vigilância da Saúde do Trabalhador do governo do estado da Bahia. Para edição do vídeo utilizamos o Windows Media Player e Microsoft Office PowerPoint.
Resultados Nosso trabalho teve como produto final um vídeo, em que profissionais da área foram entrevistados. Foram eles: um advogado sindical, uma representante da Diretoria de Vigilância e atenção à saúde do trabalhador, e um profissional da área de telemarketing no qual estes discorreram sobre como a reforma trabalhista impacta em seu trabalho, como ela afeta os processos de trabalho, suas consequências na saúde do trabalhador e as ações de vigilância na atenção à saúde do trabalhador.
Análise Crítica Aprofundar o nosso conhecimento acerca da Reforma Trabalhista e os seus impactos na saúde do trabalhador foi uma experiência rica, que nos permitiu articular diversas áreas do conhecimento e saberes através das entrevistas, leituras e edição. É de extrema importância para o Campo da Saúde Coletiva, sobretudo a Graduação, utilizar a interdisciplinaridade em nosso percurso acadêmico, compreender a dinâmica social e como ela se traduz na saúde das populações.
Conclusões e/ou Recomendações Neste trabalho, pontuamos a correlação entre atores sociais, imersos no contexto da Reforma do Estado pós-golpe, bem como, suas implicações na saúde do trabalhador, no intuito de compreender e explicitar as consequências políticas e socioeconômicas da gestão atual de governo que assola a população através dos arranjos tecnocráticos inconsequentes, de cunho neoliberal, que por muitas vezes, ferem os direitos adquiridos do trabalhador em geral.
|