Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22a - Trabalho e Saúde Mental

23538 - INSATISFAÇÃO COM O TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS ENTRE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
CAMILA CARVALHO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, TÂNIA MARIA DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, ALINE MACEDO CARVALHO FREITAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA


Apresentação/Introdução
A insatisfação com o trabalho é um fenômeno complexo e dependente de influências internas e externas ao ambiente de trabalho, podendo estar intimamente relacionada à saúde mental do trabalhador.


Objetivos
Avaliar a associação entre insatisfação com o trabalho e ocorrência de transtornos mentais comuns (TMC) entre agentes comunitários de saúde (ACS).


Metodologia
Estudo epidemiológico, transversal, exploratório, conduzido em cinco municípios baianos, com 932 ACS, entre os anos de 2011 a 2012. Avaliou-se a insatisfação com o trabalho a partir da questão: você está satisfeito(a) com seu trabalho? Os TMC, variável desfecho, foram avaliados por meio do Self-Reporting Questionaire (SRQ-20), sendo considerado como ponto de corte, sete ou mais respostas positivas para mulheres e cinco ou mais respostas positivas para homens. Foram realizadas análises bivariadas e multivariadas. Consideraram-se parâmetros para associação estatisticamente significante intervalos de confiança de 95%. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UEFS sob parecer nº081/2009.


Resultados
A prevalência dos TMC foi de 27,5%, declararam estar insatisfeitos com o trabalho 25,4% dos ACS. A população foi constituída em sua maioria por mulheres (86,5%), negras/pardas (87,4%), com mais de 40 anos de idade (58,9%), com nível médio de escolaridade (91,3%). A grande maioria declarou exercer atividades compatíveis com o cargo (98,1%), possuir mais de dois anos de tempo de trabalho na unidade (88,3%), com vínculo efetivo de trabalho (99,6%), e até 40 horas de carga horária de trabalho semanal (91,7%). A prevalência de TMC foi 73% maior entre os ACS que relataram estar insatisfeitos com o trabalho (RP: 1,73%; IC: 1,40 – 2,13).


Conclusões/Considerações
A insatisfação com o trabalho associou-se aos TMC, entre os ACS. Situação que pode estar relacionada ao fato desta profissão ser pouco valorizada, mal remunerada e exposta a condições desgastantes de trabalho. Ressalta-se a importância de se considerar aspectos relativos a insatisfação a fim de preservar a saúde mental dos ACS, garantindo assim, a continuidade das ações realizadas por estes trabalhadores e o fortalecimento Sistema Único de Saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360