Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22a - Trabalho e Saúde Mental

22659 - SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE BUCAL NO SUS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE.
MARIANA RAMALHO DE FARIAS - UFC - CAMPUS SOBRAL, RAUL ANDERSON DOMINGUES ALVES DA SILVA - UFC - CAMPUS SOBRAL, JACQUES ANTONIO CAVALCANTE MACIEL - UFC - CAMPUS SOBRAL, MYRNA MARIA ARCANJO FROTA - UFC - CAMPUS SOBRAL, ANA KARINE MACEDO TEIXEIRA - UFC - CAMPUS SOBRAL, DANIELY TORRES MATEUS - PMF


Apresentação/Introdução
O processo de trabalho em saúde bucal possui características específicas que podem desenvolver adoecimento mental, porque os trabalhadores, em seu processo de produção do cuidado, precisam lidar com a subjetividade das relações interpessoais. Tal situação torna-os vulneráveis ao estresse laboral que pode causar sofrimento psíquico.


Objetivos
Buscou-se analisar a prevalência da Síndrome de Burnout e a relação com aspectos referentes ao trabalho em profissionais de saúde bucal do setor público do município de Sobral, Ceará.



Metodologia
Trata-se de uma pesquisa transversal e exploratória, realizada no município de Sobral, Ceará, entre maio e dezembro de 2017. O estudo foi realizado com 95 profissionais de saúde bucal (cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal) inseridos nos níveis primário e secundário da rede pública de atenção a saúde, que responderam a dois questionários: um de informações sociodemográficas e profissionais e outro com o Maslach Burnout Inventory-Human Services Survey - MBI, para mensurar o nível de Burnout. A análise da relação entre as variáveis ocorreu através do teste qui-quadrado, considerando o nível de significância p<0,05.



Resultados
Quanto à avaliação geral da síndrome de Burnout, a prevalência total foi de 1,05%. Analisando cada subescala, observou- se que as frequências dentre as subescalas que indicam o Burnout foram baixa realização pessoal (37,9%), alta exaustão emocional (22,1%) e alta despersonalização (9,5%). Enquanto a comparação intergrupo da distribuição de frequências mostrou diferença significativa entre cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal apenas na subescala de Exaustão Emocional (p<0,010). Comparando por nível de atenção, houve diferença estatística significante (p<0,042) para a subescala de Realização Pessoal.



Conclusões/Considerações
A prevalência de síndrome de Burnout apresentou-se baixa, entretanto a subescala de baixa realização pessoal apresentou-se com maior expressão, principalmente na amostra de profissionais da atenção primária a saúde. O sofrimento alheio pode ser marcado por distorções devido ao interesse pessoal e as estratégias defensivas, resultando na criação de vieses e, em alguns casos mascarando a Síndrome de Burnout.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360