27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22a - Trabalho e Saúde Mental |
22477 - PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO DE ENFERMAGEM NO BRASIL ALDA DO SOCORRO CARDOSO MORAES - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS/SVS/MS, ALESSANDRA MIRANDA MORAES - FAMAZ, ADINAURA RAMOS DE CASTRO - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS/SVS/MS
Apresentação/Introdução As relações interpessoais nos meios produtivos muitas vezes levam o trabalhador a uma sequência de alterações biológicas, psicológicas e até mesmo comportamentais que muitas vezes interferem na força de trabalho.
O assédio moral se configura como uma violência entre um assediador e um assediado e pode ser configurado de forma hierárquica.
Objetivos Identificar as produções científicas acerca do assédio moral nas relações de trabalho de enfermagem no Brasil.
Metodologia Trata-se de Revisão Integrativa da Literatura (RIL) de abordagem qualitativa descritiva sendo a questão norteadora do estudo - Quais as produções científicas acerca do assédio moral nas relações de trabalho de enfermagem no Brasil.
A coleta de dados ocorreu de 04 a 15 de Janeiro de 2017, utilizados os DeCS: Assédio Moral AND Enfermagem na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), nas bases científicas da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF).
Na busca bibliográfica utilizou-se como critérios de inclusão artigos científicos completos, produzidos no Brasil em língua portuguesa, tendo como amostra final o total de 09 publicações.
Resultados As produções que envolveram o assédio moral e o trabalho de enfermagem se concentraram basicamente nas regiões nordeste, sudeste e sul, distribuídos nos estados da Paraíba (44,44%), do estado do Rio de Janeiro (22,22%), do estado de São Paulo (11,11%), do estado do Maranhão (11,11%) e do estado do Paraná (11,11%). A maioria dos achados científicos foi publicada nos últimos 05 anos (66,66%), mas variaram entre os anos de 2006 e 2015.
A base de dados, com maior concentração de artigos foi encontrada na LILACS; os profissionais envolvidos na produção dos artigos ainda são enfermeiros na sua maioria (88,88%) e apenas um artigo foi produzido por outros profissionais da área da saúde (médicos).
Conclusões/Considerações Apenas nas últimas décadas que o termo assédio moral começou a ser mais evidente e valorizado no contexto que envolve os trabalhadores nos diversos setores produtivos. Trata-se de um problema multifatorial que pode afetar características tanto físicas quanto psicossociais, e por tal importância, as fiscalizações e avaliações constantes dos ambientes de trabalho ainda são meios importantes de prevenção desse agravo.
|