Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC22a - Trabalho e Saúde Mental

21461 - PRINCIPAIS MOTIVOS DE ESTRESSE OCUPACIONAL NOS TRABALHADORES DE SAÚDE DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
EMANUELLE YASMIM SILVA DO NASCIMENTO - UFRN, NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, TATIANA DE MEDEIROS CARVALHO MENDES - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN


Apresentação/Introdução
O estresse é um dos principais responsáveis pelo afastamento do trabalhador do seu ambiente de trabalho. Considerado importante causa de adoecimento dos trabalhadores do setor saúde, está correlacionado com a excessiva responsabilidade de lidar com vidas e com a cobrança, cada vez maior, por produtividade, eficácia e eficiência.


Objetivos
Identificar a percepção de trabalhadores da saúde da região Centro-Oeste do Brasil sobre os fatores que contribuem para o estresse ocupacional.


Metodologia
Este resumo integra a pesquisa “Saúde do Trabalhador e Condições de Trabalho em Saúde”, realizada entre abril e novembro de 2017. Os dados foram coletados a partir das atividades didáticas realizadas nos cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ofertados pela UFRN, na modalidade EaD, para gestores do SUS das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Para este resumo, foram consideradas as respostas relacionadas ao estresse no trabalho em saúde na região Centro-Oeste.


Resultados
Para 58% dos respondentes, o estresse é causado pelas precárias condições de trabalho, tais como: Fatores ergonômicos; falta de materiais; acidentes de trabalho, em sua maioria relacionada com objetos perfuro-cortante e com transporte de materiais pesados (bolsas com material para ACS e macas para enfermeiros). 40% dos participantes afirmou que o estresse é causado pela sobrecarga de trabalho, recorrente da má distribuição de pessoal ou por falta destes nos setores. Outros motivos citados foram os baixos salários e a relação entre trabalhador-gestor e trabalhador-usuário.


Conclusões/Considerações
O estudo mostrou que os trabalhadores identificam as condições deletérias do trabalho relacionando-as com as situações de estresse, apontando este como uma das principais causas de faltas e de afastamentos do trabalho. Os trabalhadores reforçam a necessidade de se valorizar as condições de trabalho e investir nas estruturas físicas das instituições, bem como melhorar as relações entre gestor e trabalhador e trabalhador e usuário.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360