Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO22l - Precarização social e terceirização

22401 - REABILITAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
CRISTIANO BARRETO DE MIRANDA - USP, FRIDA MARINA FISCHER - USP


Apresentação/Introdução
A reabilitação de trabalhadores, com vistas a um retorno saudável ao trabalho, permanece como direito a ser conquistado na prática e configura-se como um desafio complexo na saúde pública. Ademais, em tempos de expropriação de direitos trabalhistas, com vislumbres impactos na saúde, proteção social e organização dos trabalhadores, uma reabilitação profissional integral será possível?


Objetivos
Apresentar as principais perspectivas e desafios do programa de Reabilitação Profissional (RP) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) diante da nova legislação trabalhista brasileira.


Metodologia
Estudo qualitativo do tipo pesquisa documental. A coleta e análise dos dados deram-se por meio de: publicações do Programa de Reabilitação Profissional do INSS (comunicações abertas); decretos e leis governamentais; boletins da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social; notas e dossiê de associações e centros relacionados à economia em saúde, saúde coletiva e do trabalhador (Associação Brasileira de Saúde Coletiva; Associação Brasileira de Economia da Saúde; Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana; e Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho), durante o período de novembro de 2016 a dezembro de 2017.


Resultados
Foram selecionados e analisados 16 documentos, dentre eles 12 referentes às notas, cartilhas, dossiê e boletins de associações, movimentos sociais e centros relacionados à saúde do trabalhador, e 04 documentos referentes às portarias, decretos e leis governamentais. Observa-se que a nova legislação aumenta as possibilidades na organização e utilização do trabalho de acordo com as necessidades dos empregadores, principalmente, nas modalidades de contratação, jornada de trabalho e remuneração.


Conclusões/Considerações
O retorno saudável ao trabalho poderá torna-se mais complexo, pois as novas medidas adotadas, principalmente o trabalho intermitente e temporário, possibilita a criação de vínculos precários, e com isto, haverá maiores dificuldades no processo de reabilitação profissional. Assim, na atual estrutura existente da Reabilitação Profissional, as metas para que seja integral e intersetorial serão mais difíceis de serem atingidas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360