Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO22k - Vigilância em Saúde do Trabalhador

26782 - CONDIÇÕES DE TRABALHO E RISCOS OCUPACIONAIS EM OFICINAS DE REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES INSERIDAS NO TERRITÓRIO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
VANESSA SALGADO SILVA - UFBA, MÔNICA ANGELIM GOMES DE LIMA - UFBA, PAULO GILVANE LOPES PENA - UFBA


Apresentação/Introdução
Trabalhadores residentes e não residentes do território da Estratégia Saúde da Família (ESF) executam atividades produtivas que envolvem riscos e necessidades de saúde, reforçando a necessidade de aproximação entre ESF e trabalhadores. Dentre essas atividades, as oficinas de reparo automotivo apresentam-se em grande quantidade e envolvem exposição a riscos ocupacionais diversos.


Objetivos
Compreender as condições de trabalho e os riscos à saúde dos trabalhadores de oficinas de reparo automotivo inseridos no território de uma Unidade de Saúde da Família de Salvador-BA


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com perspectiva socioantropológica e aproximações etnográficas, utilizando elementos da etnometodologia. As oficinas foram selecionadas buscando garantir a representação da diversidade de serviços e de trabalhadores residentes e não residentes do território, mediante reconhecimento junto aos agentes comunitários de saúde e identificação de informantes-chave. Foram realizadas observações participantes, anotações em diário de campo e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados está inserida no campo da perspectiva compreensiva, com recursos da etnografia e hermenêutica para construção interpretativa.


Resultados
Foram identificadas 30 oficinas no território, sendo visitadas 23, com efetivo de 1 a 6 trabalhadores, força de trabalho exclusivamente masculina e idade entre 17 a 75 anos. Muitas possuem uma organização familiar, sendo comum a presença do trabalho informal, com jornada de trabalho flexível; remuneração baixa e variável; inconstância/ausência de férias e planejamento previdenciário; e ambientes de trabalho insalubres. Principais riscos ocupacionais identificados: manipulação de produtos químicos, arranjos físicos, ferramentas e posturas inadequadas, uso de máquinas e equipamentos sem proteção, manuseio de produtos inflamáveis e projeção de peças e partículas sobre o corpo.


Conclusões/Considerações
Estes trabalhadores encontram-se expostos a fatores organizacionais, riscos e perigos com repercussões à saúde, embora exista uma convivência naturalizada com os mesmos. O reconhecimento de suas demandas de saúde e a aproximação das equipes da ESF poderão contribuir para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Atenção Básica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360