28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO22k - Vigilância em Saúde do Trabalhador |
25893 - IMAGENS DO AMBIENTE LABORAL E SEUS SIGNIFICADOS PARA A SAÚDE: O ANTES E O DEPOIS DAS INTERVENÇÕES DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR JOSÉ FERNANDO DOS SANTOS - SESAB/SUVISA/DIVAST, IRACEMA VITERBO SILVA - SESAB/SUVISA/DIVAST, CELSO JOÉLIO AMORIM TEODORO - SESAB/SUVISA/DIVAST, ANA CARINA DUNHAM MONTEIRO - SESAB/SUVISA/DIVAST, CAMILA NEVES SÁ - SESAB/SUVISA/DIVAST
Período de Realização janeiro de 2007 a dezembro de 2017
Objeto da Experiência O ambiente laboral, os processos e a organização do trabalho em suas variadas formas.
Objetivos identificar, por meio da linguagem fotográfica, fatores de risco determinantes para ocorrência de doenças e agravos relacionados ao trabalho, que foram posteriormente objeto de intervenção pela vigilância em saúde do trabalhador
Metodologia Por meio de 16 fotografias, este estudo retrata o cotidiano de alguns ambientes laborais inspecionados nos últimos dez anos pela Coordenação de Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho da DIVAST, referência estadual em Saúde do Trabalhador, na Bahia. São imagens produzidas nos diversos ramos de atividade econômica como indústrias siderúrgicas e petroquímicas, postos de revenda de combustíveis, empresas de teleatendimento, entre outros.
Resultados Foram identificados diversos fatores e situações de risco: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, acidentes e ambientais. A partir das intervenções é possível perceber mudanças nos locais de trabalho como a substituição de matéria prima ou produto, máquina e equipamento que apresentavam risco à saúde dos trabalhadores; instalação de dispositivos de proteção; redesenho da tarefa ou do trabalho, mudanças na organização do trabalho e práticas alternativas laborais.
Análise Crítica As condições laborais encontradas durante as inspeções da vigilância em saúde do trabalhador revelam uma ótica capitalista, pela qual o lucro e o menor custo são mais importantes para o empregador do que o bem estar e a saúde do trabalhador. Entretanto, sem a adoção de medidas coercitivas, mas muito mais educativas, a COVAP, à luz da legislação e das diretrizes emanadas pelo sistema único de saúde de proteção à saúde dos trabalhadores tem contribuído para mudanças e melhorias das condições de trabalho na Bahia.
Conclusões e/ou Recomendações A análise do ambiente laboral pela vigilância em saúde do trabalhador requer uma observação minuciosa. Por vezes, é necessário retornar por mais de uma vez para confirmar detalhes e impressões acerca do local. O registro por meio de fotografias pode e deve ser utilizado, pois facilita esse processo ao produzir um instantâneo sobre o ambiente e permitir a revisita ao cenário quantas vezes for necessário, sem que haja o retorno ao local.
|