Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO22k - Vigilância em Saúde do Trabalhador

25598 - OS ASPECTOS ECONÔMICOS DO TOCANTINS E A SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA PERCEPÇÃO DE TERRITÓRIO, PARA A TOMADA DE DECISÃO.
SILVÂNIA DE JESUS SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE/CEREST, MARIA FERNANDA DANTAS DI FLORA GAMBA - SECRETARIA DE SAÚDE/CEREST, MÔNICA COSTA BARROS - SECRETARIA DE SAÚDE/CEREST


Apresentação/Introdução
A presente pesquisa destaca os aspectos socioeconômico do Estado do Tocantins em uma análise do território, observando a situação em saúde do trabalhador no Estado,bem como análise dos dados do Sistema de informações de agravos de notificações–SINAN, no intuito de compreender a realidade socioeconômica e os fatores que impacta a saúde dos trabalhadores e os setores de atuação que estes trabalhadores estão inseridos.


Objetivos
O estudo objetiva analisar os bancos de dados existentes no ano de 2015, na busca de uma análise do território nas suas características: populacionais, econômicas e sociais; para correlacionar aos dados das doenças e agravos relacionados ao trabalho (DART).


Metodologia
A partir dos dados dos sistemas de informação do IBGE, IBT, MTE, INSS, SINAN e
SIM, através de tabulação de TABWIN e TABNET, e cálculo de indicadores, através do EXCEL,constituindo uma análise de situação de saúde dos trabalhadores no Tocantins.


Resultados
Dentre as ocupações mais acometidas estão no ramo agronegócio, construção civil e saúde. em sua maioria, tinham vínculo empregatício formal, o que confronta os dados do IBGE. Analisando o SIM e SINAN foram calculados os seguintes indicadores: 0,7% dos óbitos de causas externas estão relacionados ao trabalho; Incidência de doenças e agravos relacionados ao trabalho (31,31); Incidência de ATG (20,21); Taxa de mortalidade por ATG (6,19); Incidência de intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho (2,06); Incidência de ATG em menores de 18 anos (7,57); Incidência de ATG Típico (3); Incidência de AT Trajeto (0,9).anos (7,57).



Conclusões/Considerações
Portanto,mapear o território e compreender a situação da saúde do trabalhador facilitou a tomada de decisão, bem como estratégias de intervenção: elaboração de notas técnicas voltadas a qualidade da informação; a produção de protocolos; o fortalecimento das ações de vigilância em saúde do trabalhador na Atenção Básica;articulação das políticas intersetoriais; empoderamento dos trabalhadores pela melhoria das condições de vida e de trabalho.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360